Dispositivos móveis na saúde é tema de projeto

03

Um projeto do Laboratório de Bioinformática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por meio do Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação da Unioeste, também do Campus de Foz, tem como foco o acompanhamento dos procedimentos médicos em tempo real.

O acompanhamento será possível com o Sistema Integrado de Telemedicina e Gerenciamento de Dados (SITGD), coordenado pelo analista de Tecnologia da Informação, Weber Takaki. O SITGD é a nova versão de um software que pode ser usado para o registro, realização e acompanhamento de endoscopias, cirurgias videolaparoscópicas e ultrassonografias, além de outros procedimentos médicos. Para isso, utiliza dispositivos móveis como celular ou tablet. Os recursos podem ser utilizados por hospitais, instituições de ensino, bem como outros setores da área da saúde.

Patente

O Sistema, registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, foi um dos finalistas do Software Experience 2016, evento da Agência de Inovação da Unicamp, que reuniu em junho deste ano mais de 150 projetos de alunos, programadores e empresários de todo o país. Atualmente, empresas do ramo estão em interessadas em obter o licenciamento do produto, sob o apoio do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste e da Agência de Inovação da Unicamp. “Nesta nova versão, fizemos implementações usando um sistema embarcado, que reduz o tamanho para simplificar a operação e reduzir os custos do sistema” explica Weber.

O Laboratório de Bioinformática da Unioeste iniciou suas atividades em 2002 e desde então mais de 120 alunos da Unioeste passaram pelo local, o que resultou na produção de mais de 300 trabalhos e artigos científicos publicados em periódicos e Congressos Nacionais e Internacionais, além de quatro Patentes nacionais e outra em processo de Patente Internacional, além de 10 softwares registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Atualmente, Weber está fazendo doutorado no Programa de Ciências da Cirurgia pela Unicamp e está dando continuidade ao mesmo projeto. “A ideia agora é fazer algumas adaptações para alcançar dispositivos móveis. O software vai permitir que os médicos possam acompanhar qualquer exame que envolva vídeo, áudio ou imagens, em tempo real, do celular ou tablete” finalizou.

04