Laboratório de Ecohidráulica é inaugurado em Toledo

Sem título copy

O Laboratório de Ecohidráulica e Hidrobiologia que foi inaugurado, nesta sexta-feira (09), faz parte do Grupo de Pesquisa em Tecnologia em Ecohidráulica e Conservação de Recursos Pesqueiros e Hídricos (GETECH), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo.

Na cerimônia o vice-reitor Moacir Piffer agradeceu a todos os envolvidos e destacou a relevância do espaço na formação acadêmica e na sociedade. “Com estruturas assim é possível permitir mais qualidade no ensino. Desta forma, o desenvolvimento econômico traz ganhos para a comunidade em geral”.

Ainda, enfatizou que parcerias foram firmadas para que o projeto pudesse ser realizado. Com o apoio do governo do Estado, município e outros apoiadores, foi possível entregar a obra que teve início em 2011.

De acordo com o coordenador, Sérgio Makrakis, foram investidos na obra aproximadamente R$ 1,5 milhão de reais com recurso provenientes da Unioeste, Prefeitura de Toledo, Financiadora de Estudos e Projeto (FINEP), e Prestação de Serviços. “O novo laboratório vem para auxiliar no desenvolvimento de pesquisas na área da Biologia e Ecologia Pesqueira, sendo o primeiro da América do Sul e tem como objetivo a realização de pesquisas centradas em estudos do comportamento e da capacidade natatória de espécies de peixes”, esclarece o professor.

O projeto possibilita estudos do comportamento de sedimentos decorrentes das barragens de hidrelétricas, que afetam os sistemas hídricos, e consequentemente os recursos pesqueiros, visando a busca de modelos adequados de passagens e escada para peixes. Também possui tubulações em estradas e canais, com o uso de um canal experimental que é uma inovação tecnológica no Brasil. Este canal possibilitará também a realização de estudos da dispersão de organismos, matéria orgânica, substâncias químicas e sedimentos, sob condições de fluxo controladas, em busca de informações para compreender os processos de dispersão e de poluição por efluentes das atividades agroindustriais e agropecuárias.

Os resultados das pesquisas irão contribuir para o conhecimento do comportamento das espécies de peixes e para a sua manutenção e conservação. “Divulgar os resultados da pesquisa em eventos técnico-científicos e por meio de artigos científicos, propor, se necessário, medidas que venham melhorar o funcionamento dos sistemas de transposição para peixes em geral, como instrumento de minimização de impactos sobre as populações de peixes existentes” finalizou o coordenador.

O laboratório tem grande papel na formação e nos treinamento voltados ao recursos humanos nas áreas de Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores e de Desenvolvimento de Processos Químicos e Biotecnológicos com parcerias nacionais e internacionais consolidadas com a Universidade de Valladolid, Espanha, United States Geological Survey, Estados Unidos e Universidade de Karlstad, Suécia.