Reitor assina convênio do Centro Tecnológico em Energias Renováveis

Sem título

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sério Wolff, assinou um convênio, nesta segunda-feira (12), com a Fundação para o Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (Fundetec) referente ao Centro de Desenvolvimento e Difusão Tecnológico em Energias Renováveis (CDTER-PR), inaugurado em setembro deste ano.

Segundo o reitor a ideia é incorporar ações com as empresas e as cooperativas da Região, pois é por meio das pesquisas que podemos melhorar a vida da população. “Com esta iniciativa, a Fundetec possibilita que nossos alunos, professores e pesquisadores participem do processo de ensino, pesquisa e extensão em prol da comunidade”.

O presidente da Fundetec, João Batista Cunha Júnior, esclareceu que o convênio permite amplo acesso para o treinamento e o desenvolvimento de projetos em sigilo industrial, com acesso controlado aos pesquisadores e parceiros. “Outro motivo conveniente é a necessidade de espaço físico para alocação dos materiais e equipamentos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Energias Renováveis e Culturas Energéticas”, destacou.

“Nós esperamos dar continuidade a esse trabalho, pois não é apenas a Fundetec, mas qualquer parque tecnológico necessita estar conectado com as Universidade que estão em constante desenvolvimento e possuem um banco de fomento intelectual. Nosso desejo é que o convênio crie mais profundidade”, enfatizou o João.

Também estiveram presentes na reunião o coordenador do projeto, Reginaldo Ferreira Santos, a diretora técnica da Fundetec, Sabrine Zambiazi, e os vereadores Alécio Espinola (Partido Social Cristão - PSC) e Josué Oliveira de Souza (Partido Trabalhista Cristão - PTC), representando o poder público como parceiro da Universidade.

Sobre o projeto

O CDTER conta com uma máquina extrusora de grãos para a extração a frio de óleo e farelo com vistas a caracterização e aplicação como alimento e fonte de energia. Os resultados dos estudos poderão ser efetivos ao desenvolvimento tecnológico sustentável da região Oeste do Paraná e da Tríplice Fronteira, por meio de treinamento, cursos e atendimento de demandas da indústria local.

De acordo com o coordenador, Reginaldo Ferreira Santos, o objetivo é ser referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação, buscando disseminar e promover o desenvolvimento tecnológico sustentável. No local estão sendo oferecidos serviços técnicos, ensaios laboratoriais, projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, consultoria e capacitação técnica, com cursos de aperfeiçoamento e mestrado.

Atualmente estão trabalhando sete alunos do mestrado e doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura, dentre eles: Cristiano Fernando Lewandoski, Danilo Leite, Paulo Bueno, Jonas Gralinski, Andrém Borba, Zaquiele Francisconi Galvão e Felipe Samways Santos.

O Centro é em parceria com a Unila e conta com o apoio das empresas Siemens e Bindgalvão - Fábrica de Farelo e Extração de Óleo de Soja.

foto site 2

Foto site copy