Central de Notícias

Toledo inaugura laboratório de Ecohidráulica e Hidrobiologia

Campus de Toledo

Será inaugurado nesta sexta-feira (09), o Laboratório de Ecohidráulica e Hidrobiologia, do Grupo de Pesquisa em Tecnologia em Ecohidráulica e Conservação de Recursos Pesqueiros e Hídricos (GETECH), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo. A solenidade tem início às 15 horas e todos são convidados a participar.

O novo laboratório vem para auxiliar no desenvolvimento de pesquisas na área da Biologia e Ecologia Pesqueira. O evento será realizado no Instituto de Pesquisas em Aquicultura Ambiental da Instituição, localizado na Unnamed Road.

A professora Maristela Cavicchioli Makrakis, conta que o laboratório de Ecohidráulica e Hidrobiologia é o primeiro da América do Sul e tem como objetivo a realização de pesquisas centradas em estudos do comportamento e da capacidade natatória de espécies de peixes. “Ele visa a busca de modelos adequados de passagens e escada para peixes. Também possui tubulações em estradas e canais, com o uso de um canal experimental que é uma inovação tecnológica no Brasil” explica.

Maristela complementa que este canal possibilitará também a realização de estudos da dispersão de organismos, matéria orgânica, substâncias químicas e sedimentos, sob condições de fluxo controladas, em busca de informações para compreender os processos de dispersão e de poluição por efluentes das atividades agroindustriais e agropecuárias. “Possibilitará estudos do comportamento de sedimentos decorrentes das barragens de hidrelétricas, que afetam os sistemas hídricos, e consequentemente os recursos pesqueiros”

O laboratório terá grande papel na formação e treinamento recursos humanos nas áreas de Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores e de Desenvolvimento de Processos Químicos e Biotecnológicos com parcerias nacionais e internacionais consolidadas com a Universidade de Valladolid, Espanha, United States Geological Survey, Estados Unidos e Universidade de Karlstad, Suécia.

A professora conta que os resultados das pesquisas irão contribuir para o conhecimento do comportamento das espécies de peixes e para a sua manutenção e conservação. “Divulgar os resultados da pesquisa em eventos técnico-científicos e por meio de artigos científicos, propor, se necessário, medidas que venham melhorar o funcionamento dos sistemas de transposição para peixes em geral, como instrumento de minimização de impactos sobre as populações de peixes existentes” finalizou.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.