Núcleos do Peiex Paraná apresentam resultados obtidos em 2016

Foto site

O Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), vinculado a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, realizou um encontro com os cinco núcleos (Cascavel, Curitiba, Maringá, Londrina e Ponta Grossa), na última sexta-feira (02), a fim de apresentar os resultados obtidos para o ano de 2016 frente o trabalho realizado com as empresas atendidas pelo Peiex Paraná.

Além dos integrantes dos núcleos o evento contou também com a presença da representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil, Srª. Nelma Vieira, do Coordenador Estadual do Peiex e Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Araucária, Sr. José Carlos Gehr, e do Pró-Reitor de Extensão da Unioeste, professor Rosalvo Schutz.

Na oportunidade a coordenadora do Peiex Cascavel, Lizete Cecília Deimling, desejou boas-vindas aos integrantes dos núcleos e falou da satisfação de recebê-los em Cascavel. Na sequencia o coordenador José Carlos Gehr, fez uso da palavra e evidenciou a importância do projeto para o Paraná e falou da satisfação em liderar uma equipe de pessoas que buscam incessantemente fazer com que as empresas obtenham resultados cada vez mais satisfatórios. Já a representante Nelma Vieira apresentou dados das exportações brasileiras, com destaque para os serviços que a ApexBrasil disponibiliza para as empresas e na metodologia de atendimento do Peiex. Por fim, o Pró-Reitor Rosalvo Schutz, falou da importância do Peiex para a Universidade, como forma de integrar a instituição com a comunidade por meio da prestação de serviços.

Após, todos assistiram ao vídeo institucional de Cascavel, que mostra a pujança do município e começaram as apresentações de resultados obtidos por núcleo em 2016. A monitora do Peiex Curitiba, Maria Aparecida Santos, apresentou os resultados evidenciando os atendimentos empresariais, as capacitações realizadas e os cases de sucesso do núcleo com relação ao Comércio Exterior.

Os resultados do Peiex Londrina foram apresentados pela técnica extensionista, Joice Oliveira, a qual destacou o número de empresas atendidas e seus setores, bem como as capacitações realizadas pelo núcleo. Também enfatizou o crescente aumento nas ações do núcleo em Comércio Exterior. O coordenador do Peiex de Maringá, Nivaldo Forastieri, apresentou os resultados dando ênfase aos atendimentos concluídos pelo núcleo e aos cases de sucesso em Comex.

Na sequência, o monitor extensionista do Peiex Ponta Grossa, Ourival Santos Netto, apresentou os resultados, abordando o número de atendimentos empresariais e os eventos promovidos por aquele núcleo. Por fim, a coordenadora do Peiex Cascavel, Lizete Cecília Deimling, apresentou os resultados abordando o número de atendimentos efetuados, as capacitações, a participação empresarial em feiras e rodadas de negócios, os cases de sucesso em Comércio Exterior e a divulgação do Peiex Cascavel na mídia local e regional.

PEIEX

O Peiex é um projeto da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Fundação Araucária que visa incrementar a competitividade, promover capacitações, desenvolver o potencial de exportação das micro, pequenas e médias empresas, e ampliar os mercados das indústrias iniciantes em comércio exterior.

Para isso, a Apex-Brasil dispõe de núcleos operacionais em diversos estados, que são responsáveis pelo atendimento às empresas. O núcleo operacional possui uma equipe capacitada, formada por um coordenador, um monitor, técnicos extensionistas (com conhecimentos multidisciplinares) e estagiários, todos com o objetivo de propor e implementar melhorias nas empresas.

Com o diagnóstico inicial, a implantação de melhorias e o conhecimento transmitido pelos técnicos, a empresa só tem a ganhar, tornando-se apta a encarar os desafios impostos pelo mercado.

No Estado do Paraná, atua nas regiões de Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. De 2009 até agora, mais de 2.400 indústrias receberam atendimento dos Técnicos do PEIEX Paraná. Os setores beneficiados são: moda, alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, casa e construção, tecnologia da informação, saúde e beleza. Todas as ações desenvolvidas visam o desenvolvimento econômico do Estado e a geração de empregos para os paranaenses.

asdada

adfa