Vice-Reitor e professores da Unioeste visitam Universidade boliviana

Foto_site_copy_copy_copy.jpg

O Professor Moacir Piffer, vice-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, juntamente com os Professores Pery Francisco Assis Shikida (Assessor de Relações Internacionais - ARI) e Marcos Antonio da Silva Cristovam (Coordenador do Curso de Medicina do Campus de Cascavel), estiveram entre os dias 30 de novembro a 04 de dezembro visitando a Universidad Tecnica Privada Cosmos (UNITEPC), em Cochabamba (Bolívia).

O motivo da viagem foi o estabelecimento de uma carta de intenção para prospecção de projetos de cooperação internacional entre a Unioeste e a UNITEPC em diversas áreas do conhecimento. Os Professores da Unioeste foram recebidos por toda a Reitoria e diretoria da UNITEPC, que ao longo de quatro dias dialogaram intensivamente sobre os benefícios e os encaminhamentos necessários para maximização do intercâmbio acadêmico. Também houve participação dos alunos da UNITEPC nesta visitação, especialmente de brasileiros que ali residem e estudam.

Para o Professor Moacir Piffer, “importante é a troca do conhecimento entre pesquisadores e acadêmicos para resolver problemas do desenvolvimento do território e suas localidades, abrangendo experiências, bem como conhecimentos e culturas distintas. Estreitar laços com países latino-americanos, sobretudo, vizinhos ao Brasil, também é uma função da Universidade”.

Para o Professor Marcos Antonio da Silva Cristovam, Coordenador do Curso de Medicina do Campus de Cascavel, “esta visita teve a intenção de observar a dinâmica de um curso de medicina em uma universidade estrangeira que procura melhorar a qualidade de vida de seu povo em âmbito regional (a UNITEPC também é uma universidade multicampi), posto que a saúde é um dos elementos principais do desenvolvimento regional”.

Segundo o Professor Pery Francisco Assis Shikida (Assessor de Relações Internacionais), “esta visita teve também a finalidade de retribuir o primeiro contato feito pelo Diretor de Relações Internacionais da UNITEPC, Julio Adolfo Pavez Cordero, no Hospital Universitário e demais instalações na área de saúde do Campus de Cascavel no primeiro semestre de 2016, além de divulgar a Unioeste no exterior e ampliar nossa reputação institucional com vistas à dinamização da cooperação internacional”.

20161202 091510 copy

20161201 191210