Toledo: abertas inscrições para oficina de teatro

Foto 4

Imagem do ensaio pertence ao acervo fotográfico do Tucca- Teatro Universitário do Campus de Cascavel.

Entre os dias 07 e 08 de dezembro, das 14 às 18 horas, ocorrerá na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, a Oficina Teatro-montagem. As inscrições podem ser feitas na Coordenação do Curso de Filosofia.

A oficina será ministrada pelo assessor técnico cultural da Unioeste, Neuri Mossmann. “Na oficina pretendemos reunir pessoas da comunidade acadêmica e externa para falar de teatro no sentido de espaço-físico, movimento e linguagem. Vamos utilizar textos, sons, imagens, vídeos, fotografias, ideias e outras coisas”, explica.

Neuri comenta ainda que serão algumas horas de leituras e desenhos cênicos que deverão ser mostrados no terceiro dia de oficina. Essa produção deverá potencializar criadores teatrais, formação de um grupo de pessoas envolvidas com a arte e a valorização de espaços que poderão servir de palco e galerias de exposições.

Para ele o teatro-montagem propõe momentos de intensa criação e produção além de sugerir um efeito quase que imediato, um resultado que pode ser apresentado a uma plateia. “Consequentemente, esses trabalhos geram pesquisas, leituras e observações, que serão experimentadas na construção cênica. Podemos considerar essa oficina um movimento artístico cultural que inspira ou fortalece um debate permanente na Universidade, com a proposta de despertar num coletivo uma visão mais crítica da arte, visualizando e concretizando uma relação mais humana e criativa” finalizou.

Neuri Mossmann é formado em Filosofia pela Unioeste. Além da graduação é ator, encenador e diretor. Dirigiu oficinas culturais em bairros da cidade de João Pessoa, Paraíba. Montou a peça “Beckett” na Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC) e “Brecht” na Unioeste.