Monumento ao Ensino de Excelência é apresentado a comunidade

Foto capa

Agora o prédio das salas de aula do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ganhou uma nova cara.  Foram 15 dias de trabalho para o mural "Andruchak - Monumento ao Ensino de Excelência do Oeste do Paraná" ficar pronto e ser transformado. A poética geometrista consiste em um relevo de cimento de 80 m², produzida pelo artista plástico, professor Marcos Andruchak, e que contou com a participação da comunidade interna e externa para dar cores a obra de arte.

O reitor, Paulo Sérgio Wolff, esclarece que é um orgulho para a Unioeste ter um ex-aluno fazendo esse trabalho, mostrando a construção e a evolução do ensino superior do Oeste do Paraná, que teve início no campus de Cascavel anos atrás, por meio de um monumento.

Andruchak foi acadêmico do curso de Matemática em 1989 e segundo ele a ideia de realizar o projeto partiu da diretora de Extensão e Cultura, professora Adriane Martins, que após ter observado o longo processo de murais produzidos por todo o Brasil, fez o convite para retratar sua obra e deixar um marco na Instituição.

No mural foi utilizado um pouco mais de uma tonelada de cimento para fazer a base onde foi esculpida a arte e quase 50 litros de tinta que coloriram as imagens que homenageiam os cursos da instituição. A obra de arte tem 11 metros de altura, a mais alta já produzida pelo artista. “A construção foi criada a partir da ideia de universidade, e não de qualquer universidade, mas sim da Unioeste. Tentei ver qual grafia representava o estudo, o ensino e a sabedoria para que as pessoas olhassem e vissem a Unioeste no grafismo sem que precisasse ler a palavra Unioeste”, explica o artista.

A parte de cima o trabalho começa com as linhas arquitetônicas de Nilson Romes Vieira, o que é muito marcante para a Unioeste. Continua com um sol saindo da mão de um estudante ou professor, após vem a bandeira do Brasil descaracterizada, o rosto de uma mulher que representa todas as mulheres, e demais pessias, que lutam pela nossa sociedade, drenagens que representam as engenharias, a coruja que exprime sabedoria, entre outros desenhos.

Andruchak diz ainda que o painel não é apenas uma pintura, mas é uma escultura moldada de forma coletiva que objetiva proporcionar aos participantes uma experimentação prática na produção de uma obra. “Esta maneira de propor o ensino da arte rompe barreiras de exclusão, visto que a prática educativa está embasada não no talento ou no dom, mas na capacidade de experiência de cada um”, alega.

O ensino-aprendizagem nas diversas áreas pode se dar, na prática, por meio da integração desta ação de extensão com a teoria dada em sala de aula. “É uma experiência coletiva e muito estimulante, principalmente para alunos de escolas e universidades vinculadas ao projeto para a feitura de um mural. Os integrantes ampliarão seus próprios conhecimentos e poderão avaliar com mais segurança decisões futuras e que nortearão seus caminhos. A arte fará parte de suas vidas de modo direto ou indireto, independente da profissão que venha a ter”, esclarece p artista.

Desta forma, ele afirma que tudo terá um pouco mais sentido, deixando de existir aquele conhecimento incompreensível e elitista, normalmente distante de sua realidade.

Para o diretor geral do Campus, Alexandre Webber, as obras de artes são extremamente importantes dentro de uma Universidade e o artista ofereceu um projeto grandioso para todos. “A parede do Campus, que nos incomodava muito, já tinha várias propostas de pintura, mas nada comparado a uma obra de arte como foi feita pelas mãos do Andruchak envolvendo toda a comunidade. Muitas pessoas deixaram sua participação e podem se orgulhar desse painel”, enfatizou o professor.

O Pró-Reitor de Extensão, Rosalvo Schutz, e a diretora de Extensão e Cultura, Adriane Martins, agradeceram ao artista por ter dedicado parte de sua vida ao monumento que mudou o Campus de Cascavel. “Esta obra tem feito, e temos certeza que fará muito mais, com que a comunidade tenha grande aproximação da Unioeste. Para nós esse fator é primordial, nossas ações precisam permitir que a sociedade tenha um envolvimento com a cultura. O monumento será um local de lazer que proporcionará a expansão de conhecimentos”.

O prefeito eleito, Leonaldo Paranhos, disse que a cultura é algo de suma importância e que precisa ser integrada no meio educacional. Ainda, parabenizou a Unioeste e o artista Andruchak pelo excelente trabalho, salientado que a prefeitura de Cascavel está à disposição para unificar e realizar futuras parcerias que envolvam a população.

Fizeram parte da organização deste trabalho a Diretora de Extensão e Cultura, Adriane Martins, as assistentes da Proex, Patrícia Rocha e Josiani Tasca, e a estriaria Ligiane Fernandes.

Foto casca e artista

foto alexandre