Central de Notícias

Interdisciplinaridade da arte na educação é tema central de Seminário

Foto site

A Diretoria de Extensão e Cultura deu início, nesta segunda-feira (28), ao 1º Seminário sobre Interdisciplinaridade da Arte na Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel.

A cerimônia de abertura contou com apresentações culturais da banda de detentos da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), palestra ministrada pelo artista plástico e professor, Marcos Andruchak, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e debates sobre a interdisciplinaridade da arte na educação.  Estavam presentes o diretor do Campus, Alexandre Webber, o Pró-Reitor de Extensão, Rosalvo Schutz, a coordenadora do evento, Adriane de Castro Martinez Martins, o responsável pela seção de compras do Campus, Itamar Farinazo Borges, professores e alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino e comunidade externa.

Segundo Adriane Martins, a realização do Seminário é uma semente que está sendo implantada no sistema educacional de Cascavel, buscando discutir a cultura não só com a comunidade acadêmica da Unieoste como também com a sociedade na qual estamos inseridos. “Entendemos que se faz necessário aprofundar e atualizar os conhecimentos do trabalho interdisciplinar e possibilitar que a arte possa estar presente na prática docente, como ferramenta complementar para o aprendizado”.

Já para o diretor Alexandre Webber e o Pró-Reitor Rosalvi Schtuz, o encontro oportuniza momentos que deixam sinais de tudo o que é produzido na Universidade diariamente. “Para nós é uma satisfação fazer parte de um projeto extraordinário como esse, pois o meio acadêmico não se resume apenas nos cursos que já estão inseridos, mas vai além daquilo que é produzido no dia a dia. Por isso, agradecemos a todos os envolvidos que não mediram esforços para as atividades acontecerem, temos certeza de que essas ações tornarão a Unioeste e Cascavel em um espaço de contemplação e convivência dentro dos processos formativos”.

Na palestra o artista Andruchak esclareceu a importância de introduzir a arte nos espaços educacionais de forma interdisciplinar e destacou que ela é um elo de ligação entre as demais disciplinas inseridas desde a educação infantil até a pós-graduação. “A arte é imprescindível no meio social, muitos não veem a importância e o impacto que ela atinge na sociedade, por isso acham que pode ser algo optativo ou de menor importância na grade escolar. Esse trabalho busca, por meio das tendências individuais, amadurecer a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante a formação de artistas”, explicou.

Com relação a construção do mural, o artista diz que não é apenas uma pintura, mas é uma escultura moldada de forma coletiva que objetiva proporcionar aos participantes uma experimentação prática na produção de uma obra. “Desta forma, nós produzimos registros em textos, fotos, vídeos e informações relacionadas às pinturas para mostrar o valor da participação e os valores conquistados no decorrer do trabalho”. Esta maneira de propor o ensino da arte rompe barreiras de exclusão, visto que a prática educativa está embasada não no talento ou no dom, mas na capacidade de experiência de cada um, conclui Marcos. 

Para participar da construção artística do painel é necessário realizar a inscrição por meio do sistema de evento de eventos da Unioeste e conferir os horários  na programação em: http://midas.unioeste.br/sgev/eventos/siae

A pintura coletiva do mural segue até dia 02 de dezembro com inauguração às 14 horas.  

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.