Seminário Nacional: implante coclear e desenvolvimento educacional

LOGOCERTA

Será realizado entre os dias 28 e 29 de novembro, o I Seminário Nacional com o tema “Implante coclear e o desenvolvimento educacional”, promovido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Programa Educação Especial (PEE), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), a APPIS, a ACAS e a SURDOVEL.

O evento tem início às 15h30, com a reunião técnica com representantes das instituições da educação, saúde, Ministério Público e Conselhos Municipais a respeito da surdez e de procedimentos como o implante coclear. O encontro será realizado na Ceavel. Às 19h30, acontece a reunião de pais e familiares de crianças e jovens surdos com fonoaudiólogas do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, do Rio de Janeiro, para informações e troca de experiências a respeito da surdez e de procedimentos com o implante coclear, no mesmo local.

No dia 29, às 8 horas, será realizado no auditório da Unioeste, a apresentação cultural por alunos da Escola da ACAS. Às 9h30, haverá uma mesa redonda, com o tema: “o implante coclear e o desenvolvimento educacional de crianças surdas”. O debate contará com a participação das palestrantes, Mônica Azevedo de Carvalho Campello e Ana Lívia Santana de Souza -  Fonoaudiólogas do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES (Rio de Janeiro). A mesa será coordenada por Rosiene Q. Aguiar Soares (CAS) e Lucia Zanato Tureck (PEE).

A partir das 13h30, tem início a segunda mesa redonda, com o tema “A importância do processo de aquisição da linguagem pela criança surda”. Com o palestrante, Prof. Clóvis Batista de Souza – UFPR. Na sequência, a terceira mesa redonda irá debater o “Painel de comunicações de experiências na Educação Escolar de crianças surdas, atuação do Fórum Municipal e CMDPD e orientações sobre Benefícios”. Os participantes serão os representantes da APPIS, SURDOVEL, Fórum Municipal, CMDPD, Projeto Extensão FORLIBRAS. Ambas as mesas serão coordenadas por Maria Filomena Cardoso André (APPIS) e Loraine Alcântara (CMDPD).

O evento vem para atender a necessidade de proporcionar ambientes de aprendizagem e desenvolvimento, com melhores práticas de inclusão escolar para alunos surdos.