Colóquio debate educação e questões étnicas em Francisco Beltrão

coloquio

Tem início na próxima terça-feira (29) o V Colóquio Nacional de Educação e Questões Étnicas, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão, por meio do Grupo de Estudos Etno-Culturais. O evento segue até o dia 01 de dezembro, quinta-feira.

O grupo está cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2004, período em que foi organizado três eventos nacionais, com a participação de pesquisadores de várias instituições brasileiras. Neste ano, a proposta central do encontro será “Modos de ser, conhecer e dialogar com o mundo”.

Partindo deste princípio, as temáticas abordadas serão: formação de professores e questões étnicas; práticas pedagógicas e questões étnicas, gênero e questões étnicas, diferença.

No dia 29, a partir das 17h30, será realizada a entrega dos materiais e credenciamentos. Às 19 horas, será feito a cerimônia de abertura, e na sequência, uma conferência com o tema, “O movimento hip hop no sul do Brasil”. Para o dia 30, está programado para o período da manhã, uma mesa redonda, com a temática, “Educação, diversidade e currículo”. Na parte da tarde, o tema da mesa redonda será, “Educação e diversidade na formação de professores e relações raciais”. Já à noite, “A autoestima dos jovens negros após o sistema de cotas no Brasil”.

Das 14 às 18 horas do último dia de evento, 01 de dezembro, diversas oficinas serão promovidas, sendo elas: “Se correr iemanjá pega, se ficar tupã come”: A lei tá aí ... e agora o que fazer? - Profª Mestre Francielle Moreira Cassol (UPF); Maracatu - Edinei Alison Capelar (Unila); Tranças afro-brasileiras - Rosimery Alves Cardoso (Marmeleiro); Quilombola - Profª Maria Isabel Cabral da Silva (Escola Quilombola de Palmas); uma construção cênica a partir da cultura afro-brasileira - Prof Neuri Luis Mossmann (Unioeste- Cascavel); Episódios televisivos da série nota 10 - Profª Drª Francy Rodrigues da Guia Nyamien (Unioeste- Toledo).

O objetivo do evento, é por meio das temáticas colaborar para a ampliação do debate na região sobre cultura e etnia. A metodologia proposta baseia-se em apresentações culturais, palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos.

As inscrições podem ser realizadas pelo site, http://midas.unioeste.br/sgev/participar.