Trabalhos são premiados em seminário de Engenharia de Energia

foto site seminário

Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura (PPGEA) participaram de um Seminário nesta quarta-feira (23) no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). No encontro foram realizadas palestras voltadas as áreas de concentração das linhas de pesquisas, homenagens e premiação de trabalhos.

Segundo o coordenador, doutor Reginaldo Ferreira Santos, o curso sempre procurar realizar essas atividades que estimulam o envolvimento entre professores e alunos para demonstrar o trabalho que está sendo executado ao longo do ano. As homenagens de menção honrosa foram entregues aos servidores da Universidade, Ivone Siebeneichler, Hélio Augustinho Zenati e ao professor do Programa, doutor Reinaldo Baricatti.

Já com relação a premiação de trabalhos, foram selecionados três dentre os 30 expostos na apresentação de banners. De acordo com os avaliadores Carlos Eduardo Camargo Nogueira, Jair Antônio Cruz Siqueira e Luciene Kazue Tokura, todos estavam excelentes, mas o resultado da escolha esteve voltado a questão de originalidade, criatividade e a contribuição cientifica com as linhas de pesquisas, sendo: “Biocombustíveis, Biomassa e Culturas Energéticas, Fontes Renováveis e Racionalização de Energia na Agroindústria e Agricultura”.

Desta forma, os trabalhos premiados foram: “Diagnóstico de eficiência em uma agroindústria utilizando termografia”, produzido pelos mestrandos Enerdan Fernando Dal Ponte e Rosemar Cristiane Dal Ponte, orientado pelo professor Carlos Eduardo Camargo Nogueira e coorientado pelo professor Jair Antônio Siqueira. Este estudo de caso propôs realizar uma análise termográfica e uma simulação para troca de motores elétricos antigos por motores elétricos de alto rendimento para reduzir o consumo de energia elétrica.

Elaborado pelos professores e alunos, Paulo André Cremonez, Silvio Cezar Sampaio, Eduardo de Rossi, Gabriela Bonassa, Lara Schneider e Joel Gustavo Teleken, o projeto nominado “Produção de biogás pelo uso de glicerol em diferentes resíduos agroindustriais”, objetivou avaliar a produção de biogás com a adição de concentrações variadas de glicerol (0, 1, 3 e 5%) em quatro resíduos agroindustriais: manipueira, vinhaça, cama de aviário e água residuária de suinocultura, utilizando reatores em regime batelada com cinco repetições em cada tratamento.

Já o trabalho “Tratamento de efluentes de hospital veterinário por meio do uso de biodiscos”, teve a finalidade de desenvolver um sistema de tratamento de efluente com reator de biodiscos, em escala laboratorial, tendo em vista que o Hospital Veterinário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus de Toledo, apresenta um sistema de esgoto contendo o desempenho de um protótipo de biodiscos aplicado no tratamento dos efluentes. O projeto foi produzido pelas acadêmicas Angélica Fiori, Anna Carolina Maldaner Angnes, Giovani Bordiguini Bordin e Jéssica Poppi do Curso de Engenharia Ambiental, Pontificia Universidade Católica do Paraná, Campus de Toledo, e orientado pelo professor Daniel Schwantes.

Além disso, os envolvidos no Seminário tiveram a oportunidade de participar de duas palestras, uma voltada a “Práticas e experiências das Unidades de Produção parceiras do CIBiogás”, ministrada pelo diretor técnico da empresa CIBiogás – ER, Rafael González. E outra sobre “Sistema de Energia solar fotovoltaica”, apresentada pelo consultor da empresa Pelper – Soluções energéticas sustentáveis, Aldo Higino.