HUOP promove IV Semana de Ética Interpessoal

SEIHU

Com o objetivo de aliviar o estresse da rotina hospitalar e resgatar a motivação dos servidores será realizada a IV SEIHU (Semana da Ética Interpessoal do HUOP). Será nos dias 24 e 25 de novembro, no anfiteatro do prédio de ensino do HUOP (3º andar).

Um evento aberto a toda a comunidade que tem na sua programação diversas palestras incentivando à boa relação laboral, e resgatando valores de equipe, muitas vezes, perdidos no  ambiente de trabalho.

Isabel Cardoso é coordenadora do evento e relata que pode ser comum em ambientes estressantes a perda da empatia entre os colegas por conta da complexidade e a sobrecarga  do trabalho, dessa forma comportamentos como esse, sobrecarregam as relações

“Muitas vezes falta estudos e pesquisas  direcionado nas relações do trabalho, ainda, nos esquecemos de priorizar o respeito , a dignidade, por tanto, se faz necessário enfatizar em educação; Queremos mostrar que mesmo dentro de uma instituição de saúde, como o HUOP, é possível criar espaços para resgate de valores entre os colegas e para sair da rotina criando um ambiente motivacional”, explica Isabel.

A SEIHU é fruto de um projeto de PDA/extensão da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) desenvolvido por técnicos em enfermagem dos setores de Neurologia, Ortopedia e do Pronto-Socorro do HUOP.

Os servidores que fazem parte do projeto são: Sirlei de Paula, Maria Nunes, Edivaldo Lopes, Josefina Demezuk e Isabel Cardoso.

As palestras da IV SEIHU são abertas e gratuitas. Ao final do evento serão emitidos certificados aos participantes.

Confira a programação:

24/11/2016

08h30 - Credenciamento e entrega de materiais;

09h - Solenidade de abertura do evento com apresentação dos convidados e das autoridades presentes. Participação: Cantor Guilherme Fernandes;

09h30 - Palestrante Dra em filosofia Ester Maria Heuser;

Tema: Relacionamento Interpessoal;

10h - Coffee break;

11h - Palestrante Comunicóloga, Jornalista e Técnica de Segurança do Trabalho Michelle Nascimento. Tema: Auto Estima e Autoconhecimento para Qualidade de Vida;

12h30 - Música ao vivo no centro de convivência do HUOP com Alexandre Klock Ernzen e Guilherme Fernandes;

14h - Palestrante Dr. Péricles Duarte. Tema: Errar é Humano: Entendendo e Prevenindo Erros pela Equipe de Saúde;

15h - Palestrante Enf. Sérgio Arruda Dias. Tema: A individualidade no Ambiente de Trabalho – Reflexão;

16h - Café com música. Participação: Cantor Guilherme Fernandes;

16h30 - Apresentação do Grupo PROCERIM - Projeto de Capacitação Continua sobre a Ética nas Relações Interpessoais e Multiprofissionais;

25/11/2016

9h - Abertura com a participação do cantor Guilherme Fernandes;

9h30 -Mesa redonda: Movimentos Culturais na Unioeste com a participação: Prof. Rosalvo Schutz, Pró-Reitor de Extensão, doutor em Filosofia - Universität Kassel/Alemanha.

Hayrton Francis Ximenes de Andrade. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC e Prof. de Direito Unioeste – Foz do Iguaçu;

Sergio Luiz Winkert. Mestrando em Sociedade, Cultura e Fronteiras e Professor de Hotelaria e Turismo;

Neuri Luiz Mossmann. Graduado em Filosofia;

10h30 - Momento cultural Chá com violão;

11h - Mostra Musical Gnomos sem fronteira;

14h - Palestrante Ms. em Filosofia Maria Socorro de Lima. Tema: Apontamentos sobre ética: uma abordagem histórica e filosófica;

16h -Café com música;

17h - Encerramento e agradecimentos das autoridades e dos convidados do grupo PROCERIM.