620 inscritos participam da 6ª edição do Cosimp

cosimp

O 6º Congresso de Ciências Farmacêuticas do Mercosul (Cosimp) e o 6º Simpósio em Ciências e Tecnologia de Alimentos do Mercosul conta nesta edição com 620 inscritos, 468 apresentações de trabalhos, 14 minicursos e 150 participantes estrangeiros do Paraguai, Argentina, Espanha, Itália e Portugal. O evento teve início nesta quarta-feira (16) e segue com a programação até sexta-feira (18) no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Durante a cerimônia de abertura, realizada na quarta-feira, a diretora do Centro de Ciências Farmaceuticas, professora Nereida Giopo, representou o reitor Paulo Sérgio Wolff e o diretor do Campus Alexandre Webber. Segundo ela, os eventos mostram a diversidade e a abrangência em que o curso de farmácia trabalha no meio acadêmico, pois traz alunos e professores de vários Países do Mercosul envolvidos no ensino, na pesquisa e na extensão. “Tenho certeza que Congresso trará diversas atividades inovadoras, possibilitando o intercâmbio entre as Universidades envolvidas nesse processo de ensino aprendizagem. Com isso, esperamos que todos os participantes se envolvam da melhor forma possível, e que os visitantes sintam-se em casa tanto na Unioeste quanto na Cidade de Cascavel”, salientou

Ainda, Nereida declarou que as apresentações de projetos, mini cursos e palestras, realizados durante o encontro, abrem um espaço para novos horizontes e mostram o que está sendo produzido no nosso Estado, no Brasil e até mesmo fora do País.

Mais uma vez a cidade de Cascavel, que é referência na área da saúde e produção de alimentos no estado do Paraná, é palco de encontros que unem profissionais renomados nestes setores do Brasil e no mundo. Desta forma, para a coordenadora Luciana Oliveira de Fariña, o Cosimp somado ao 10º Fórum da Cátedra Ibeoamericana-Suiça de Desenvolvimento de Medicamentos (CISDEM), são eventos que possuem grande importância para a Unioeste.

“Nesta edição estamos recebendo um número maior de participantes de fora do Brasil. Para o curso de Farmácia e para o curso de Mestrado em Ciências Farmaceuticas esse resultado é excelente, pois melhora a qualidade de formação dos nosso alunos. A atualização de conhecimentos profissionais, da região e do mundo, traz uma reciclagem muito grande pra todos que os que são da área ou que se interessam pela parte científica. Tudo isso soma para a contribuição do cenário da comunidade profissional farmacêutica e da saúde”, afirmou Fariña.

E para contribuir ainda mais com o avanço do ensino e da pesquisa, os presentes na solenidade de abertura puderam conferir uma palestra ministrada pelo representante da empresa Comecer – Itália, douto Mário Bielsa, intitulada como “Concepto de aisladores em el mundo farmacêutico a nível mundial”. A palestra abordou assuntos sobre o conceito e as vantagens da tecnologia dos isoladores como uma alternativa eficiente e segura para execução de processos assépticos ou biosseguros em indústrias biofarmacêuticas.

Segundo Mário, essa tecnologia foi desenvolvida para eliminar as possibilidades de contaminações entre os processos causados pelos operadores. “O isolamento é um fator essencial que não pode ser ignorado pelas indústrias do Brasil e do mundo, pois com ele não há nem um tipo de interferência direta do ser humano com os produtos a serem manipulados. Então é de grande relevância discutir esta questão porquê os acadêmicos de hoje serão os nossos diretores de laboratórios amanhã. O interessante é que desde o início de suas carreiras tenham um conceito do presente e do futuro, sabendo que a melhor tecnologia para a produção de medicamento é o conceito de isoladores”, alegou Bielsa.

Durante a programação do encontro ocorre estarão envolvidos profissionais da área de Ciências Farmacêuticas e Ciência e Tecnologia de Alimentos, alunos de Graduação e Pós-Graduação, docentes e pesquisadores.

Os eventos estão sendo organizados pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Farmácia e neste ano são realizados simultaneamente ao 10º Fórum da Cátedra Ibeoamericana-Suiça de Desenvolvimento de Medicamentos (CISDEM), juntamente com a Universidade de Sevilla, Espanha. O apoio para tal realização provem de Instituições colaboradoras do Mercosul, como: Universidad Nacional de Entre Rios (Argentina), Universidad Nacional del Litoral (Santa Fé – Argentina), Universidad Naciona de Asunción (Paraguai), Universidad Nacional del Este (Paraguaí), e Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción (Alto Paraná, Paraguai).