Abertas as inscrições para Seminário de Prática de Ensino

LOGOCERTA

O V Sepec - Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, está com as inscrições abertas até o dia 20 deste mês de novembro.

Com o tema "O Desafio da Formação Inclusiva na Formação de Professores", o evento, que ocorrerá de 6 a 8 de dezembro, congrega estudantes e professores dos cursos de Letras, Pedagogia e Pedagogia para Educadores do Campo, mas também é direcionado a profissionais do ensino superior e da educação básica.

Além de ter como objetivo socializar os trabalhos realizados na Prática de Ensino dos cursos do Ceca, o Sepec é uma oportunidade para que os professores possam refletir sobre os avanços e os desafios da formação docente. Nesse sentido, a professora do curso de Pedagogia e coordenadora do evento, Rosane Toebe Zen, nota que realizar a inclusão de todos de forma justa, que promova a igualdade de condições de acesso e compreender quais são as necessidades que se colocam para cada aluno incluso são desafios que ainda estão postos para as instituições de ensino, não importa o nível de ensino. “Nesse sentido, o debate sobre esse tema visa proporcionar aos professores e acadêmicos dos cursos de Letras, Pedagogia, e de Pedagogia para Educadores do Campo alguns esclarecimentos e proposição de ações, que resultem em avanços no sentido de que se cumpra o direito de todos de acesso à educação de qualidade”.

O evento, que ocorrerá nos períodos matutino e noturno, iniciará com a palestra “Os desafios da educação inclusiva na formação de professores”, sendo pela manhã com a professora Glaucimara Pires de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pela noite com a professora Elza Midori Shimazaki, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

No segundo dia, serão realizadas as apresentações de trabalho e, no último dia, os participantes poderão escolher entre as mais de 20 oficinas ofertadas no Sepec. Mais informações por meio do site: <https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/vsepec>.

06/12/2016

8 às 8h30 - Credenciamento, no hall dos auditórios
8h30 às 9h - Cerimônia de abertura, no auditório central
9h às 10h30 - Palestra “Os desafios da educação inclusiva na formação de professores”, no auditório central, com a professora Glaucimara Pires de Oliveira (UFSM)
10h30 às 11h - Exposição de painéis e coffee break, no hall dos auditórios
19h às 19h30 - Credenciamento e apresentação cultural, no hall dos auditórios
19h30 às 20h - Cerimônia de abertura, no auditório central
20h às 21h30 - Palestra “Os desafios da educação inclusiva na formação de professores”, no auditório central, com a professora Elza Midori Shimazaki (UEM)
21h30 às 22h - Exposição de painéis e coffee break, no hall dos auditórios

07/12/2016

8h às 12h - Comunicações orais, na sala 14

13h30 às 17h30 - Comunicações orais, na sala 15

08/12/2016
Oficinas, das 8h às 12h

Laboratório de Informática 1 - “A utilização da tecnologia de comunicação digital para o processo de aprendência de portadores do espectro autista”.
Sala 16 - “Estágio supervisionado em língua portuguesa: algumas reflexões sobre a prática da produção textual”.
Sala 31 - “Acessibilidade na literatura e nas artes: audiolivro e audiodescrição”.
Laboratório de Informática 3 - “Gerenciamento de referências bibliográficas utilizando o software Mendeley”.
Sala 22 - “Poesia e música”.
Sala 20 - “Literatura e cultura nas aulas de ELE (espanhol como língua estrangeira)”.
Sala 19 - “Música na educação infantil”.
Sala 17 - “Formação de professores de línguas para o trabalho com raça/etnia: análise de livro didático”.
Sala 14 - “Avaliação da produção escrita de alunos: procedimentos didáticos e metodológicos para a correção de textos”.
Sala 39 - “As regras de acentuação da língua portuguesa e da língua espanhola”.
Sala 18 - “Discutindo machismo na escola”.
Sala 13 - “Corpos construídos”.
Sala 30 - “O dicionário como instrumento pedagógico na ampliação do léxico e na valorização da produção escrita”.
Sala 36 - “Análise linguística das gramáticas do português brasileiro no ensino fundamental: dos documentos oficiais curriculares aos livros didáticos da rede básica pública de ensino”.
Sala 15 - “Avaliação no cotidiano escolar: limites e possibilidades na análise dos descritores da prova Brasil"

Oficinas, das 19h às 23h
Sala 13 - “Corpos Construídos”.
Sala 17 - “As benditas: diálogos e aproximações possíveis entre coletivos feministas e práticas pedagógicas”.
Sala 15 - “Avaliação em larga escala matrizes de referência da prova Brasil”.
Laboratório De Informática 3 - “Produção textual no ensino superior: alguns encaminhamentos para a redação científica”.
Sala 36 - “Diálogos e relações entre a linguagem verbal e a linguagem visual: a arte dos haigas (tankas e haicais e minicontos)”.
Sala 35 - “Música e consciência fonológica no processo de alfabetização”.
Sala 14 - “Corpo e movimento na educação infantil”.
Sala 28 - “Jogos pedagógicos com materiais recicláveis para alunos deficientes visuais”.
Sala 16 - “Atendimento educacional especial no ensino superior realizado pelo PEE”.