Campus de Cascavel contará com a construção de painel artístico

FAIXA_-_Interdisciplinariedade.jpg

A partir do dia 18 de novembro o paredão do prédio das salas de aulas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, passará por uma reforma para a construção de painel artistico. A atividade é realiza pela Diretoria de Extensão e Cultura em parceria com o Campus e faz parte do “I Seminário sobre Interdisciplinaridade da Arte na Educação” que ocorre no dia 28 de novembro no auditório Arnaldo Busato.

A programação objetiva o envolvimento extensionista de alunos e professores da Unioeste, além de professores de ensino fundamental e médio da rede pública, bem como de toda a comunidade. Para quem tiver interesse em participar as inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo Sistema de Eventos da Unioeste. O projeto tem como base a produção de murais executados pelo artista plástico, professor Marcos Andruchak, da Universidade Federal Rio Grande no Norte.

Para a coordenadora do evento, Adriane de Castro Martinez Martins, a introdução da arte nos espaços educacionais de forma interdisciplinar pode contribuir para o desenvolvimento psíquico, mental, físico e social do indivíduo. “Enquanto a educação tradicional se preocupa com o desenvolvimento cognitivo e técnico, a introdução da arte entre outras coisas, proporciona ao desenvolvimento afetivo, a autoestima, confiança e criatividade, contribuindo para formação cidadã dos alunos”.

Assim, a intenção do I Seminário da Arte na Educação é desenvolver nos docentes da educação básica, atividades baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, discutindo a inserção da arte dentro da metodologia integrada e interdisciplinar como forma de aplicação nas atividades docentes.

Para o artista plástico, Marcos Andruchak, o ensino-aprendizagem nas diversas áreas pode se dar, na prática, através da integração desta ação de extensão com a teoria dada em sala de aula.
“É uma experiência coletiva e muito estimulante, principalmente para alunos de escolas e universidades vinculadas ao projeto para a feitura de um mural. Os integrantes ampliarão seus próprios conhecimentos e poderão avaliar com mais segurança decisões futuras e que nortearão seus caminhos. A arte fará parte de suas vidas de modo direto ou indireto, independente da profissão que venha a ter. Desta forma, tudo terá um pouco mais sentido, deixando de existir aquele conhecimento incompreensível e elitista, normalmente distante de sua realidade”, esclarece Andruchak.

Ainda, de acordo com o artista, a evolução do projeto é organizada através de reuniões virtuais ou presenciais da equipe definida para cada obra. Cumprida esta etapa é hora de proceder ao convite/seleção dos participantes da ação de extensão (a cada mural, uma nova equipe é formada). O desenho é executado de acordo com temas diversos, normalmente relacionados a questões educativas, culturais e com sugestões de todos.

Após esse processo, é feito uma pré-definição das cores e grafismos, e em seguida prepara-se a superfície com aplicação da argamassa que será esculpida para evidenciar a obra de arte. Os participantes iniciam a atividade pintando as áreas limitadas pelos relevos do desenho. Essa etapa não requer nenhum conhecimento ou prática de desenho ou pintura. A participação fica muito abrangente e animada, sendo dadas as devidas orientações para desenvolvimento do trabalho.

Posteriormente a participação do grupo o trabalho executado passa por um detalhamento mais minucioso da aplicação das cores e finalização da arte, o que determina a qualidade final do mural. Todo o processo é acompanhado por integrantes das diversas áreas envolvidas, a fim de relacionar conceitos teóricos à prática artística.

Para conferir a programação completa e outras informações acesse o site do evento: http://midas.unioeste.br/sgev/eventos/siae