Projeto da Unioeste estuda enzimas de plantas

Notícias sem fotos

O projeto intitulado “Avaliação do potencial biotecnológico de enzimas xilanolíticas”, que estuda as substâncias dos organismos das plantas, está em desenvolvimento desde agosto de 2014 pela professora Rita de Cássia Garcia Simão, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel.

O projeto tem como objetivo estudar as enzimas, que são grupos de substâncias orgânicas, e degradam os carboidratos de um dos componentes da biomassa das plantas. Pode-se encontrar tais substâncias nos resíduos agrícolas como o bagaço de cana, sabugo e palha de milho, resíduo de soja e outros. “Tais enzimas apresentam aplicação biotecnológica para indústria alimentícia, farmacêutica e de biocombustíveis” explicou.

A professora Rita explica que a metodologia do projeto é aplicada por meio de técnicas bioquímico-moleculares, o que são feitas por meio da clonagem, purificação de enzimas recombinantes. “Aplicamos também por meio da análise de expressão gênica e definição de parâmetros físicos químicos e cinéticos, para estudo de enzimas de interesse biotecnológico de bactérias e fungos” comentou.

A docente conta que os resultados obtidos são as novas elucidações de propriedades de enzimas de micro-organismos que são relevantes para exploração de processos biotecnológicos diversos. “A formação de estudantes de iniciação científica e pós-graduação nas áreas de Engenharia Agrícola e Ciências Farmacêuticas e a produção de conhecimento original na forma de dissertações, teses e artigos científicos internacionais são importantes” falou e explicou que “este projeto foi financiado pela Fundação Araucária por meio da bolsa de produtividade em pesquisa” finalizou.

Além da professora Rita, a equipe é composta por Luciana Graciano, Juliana Moço Corrêa, Priscila Innocenti Justo, Marina Kimiko Kadowaki, José Luis da Conceição Silva, Rinaldo Ferreira Gandra e Adilson Boseto. Também é complementada por Amanda Alves Silva, Elaine Luzia dos Santos, Divair Christ, Alexandre Maller, Débora Jacomini, Larissa Bussler, Bruna Simioni, Lucas Bonato, Eduardo Alexandre Loth, Caroline Henn e Fabíola Giovana Nesello Vieira.

Rita de Cássia Gárcia Simão é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui Mestrado em Biologia Celular e Molecular por meio da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutorado em Bioquímica no Instituto de Química da Universidade de São Paulo.