Internacionalização na gestão universitária é tema de Seminário

14956445 10206525046119823 35893249914739461 n

Os professores Pery Francisco Assis Shikida e Rafael Mattiello, ambos da Assessoria de Relações Internacionais da Unioeste (ARI), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), estiveram no dia 7 de novembro participando do V Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Paraná (SIIES), realizado na Secretaria de Ciência e Tecnologia (SETI), em Curitiba.

O tema escolhido para a edição do V SIIES foi a “internacionalização na gestão universitária”, cujo escopo foi o de desenvolver e aperfeiçoar as estratégias institucionais ligadas à esta temática, além de proporcionar o debate entre as assessorias e gestores responsáveis pelas relações internacionais. O professor Mike Proctor, vice-presidente para Iniciativas Globais da Universidade de Arizona, e a professora Luciane Stallivieri, do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), compartilharam suas experiências por meio de palestras durante este evento.

Além da Unioeste, houve a participação no V SIIES das universidades estaduais de Maringá (UEM), de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (UNESPAR).

Para os professores responsáveis pela ARI, Pery Francisco Assis Shikida e Rafael Mattiello, “a Unioeste vem realizando um esforço no sentido da institucionalização do apoio às relações internacionais, dinamizando o processo de integração das dimensões internacional e intercultural, a fim de colher os benefícios da interconexão global, e eventos como SIIES fortalece este propósito”. Dado o avanço da Unioeste neste quesito, ficou deliberado entre as ARI´s do Estado do Paraná que o próximo Seminário de Internacionalização será realizado na Unioeste em 2017.

thumbnail SIIES Crédito Isabela Peasson 10