Mestrandos apresentam projetos no Seminário de Energias

Foto site

Cinco mestrandos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do Campus de Cascavel, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura – PPGEA, apresentaram durante à tarde de hoje (08), seus projetos no Seminário de Energias Renováveis como Vetor de Desenvolvimento do Oeste do Paraná.

Os temas abordados pelos discentes foram: “Aproveitamento de biomassa para produção de energia”, “Automação e controle de máquinas para a produção de energia através da biomassa”, “Biogás em parceria com a Prefeitura de São Paulo para a geração de energia a partir do esgoto de presídio” e “Estudo da adaptação telhas solarimétricas para a geração de energia”.

O Seminário é realizado pelo Sebrae/PR e promovido pelo Programa Oeste em Desenvolvimento, que é parceiro da Instituição nos setores da pesquisa e extensão. Por meio do Centro de Difusão e Desenvolvimento de Tecnologia em Energias Renováveis - CDTER – a Universidade tem atuado junto a empresários que tem auxiliado com recursos no desenvolvimento dos trabalhos.

De acordo com o coordenador da Pós-Graduação, Reginaldo Ferreira Santos, as empresas parceiras e o Programa Oeste em Desenvolvimento são essenciais para a elaboração de conteúdos que edificam o Estado, quando o assunto é “energias renováveis”. “Cada dia mais a Universidade tem se dedicado para auxiliar no desenvolvimento da sociedade, e é por meio dos projetos desenvolvidos pela extensão que este trabalho tem sido feito. As empresas da comunidade, tem sido fundamental, por investir recursos nos projetos realizados pelos discentes”.

Além dos estudantes, produtores, empresários, fornecedores de energias, secretários do Meio Ambiente e prefeitos participaram do evento que contou com representantes de todo o oeste paranaense.