Unioeste realiza Congresso Brasileiro de Gestão de Negócios

cobragen

A 4ª edição do Congresso Brasileiro de Gestão de Negócios (COBRAGEN), teve início nesta segunda-feira (17), no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento promovido pelo Centro de Ciências Sociais aplicadas (CCSA) comemorou também os 40 anos dos cursos de administração e ciências contábeis.

Na cerimônia de abertura, o diretor do CCSA, professor Geysler Rogis Flor Bertolini, agradeceu a todos os envolvidos e disse que os 40 anos dos cursos demonstram a importância que a Universidade tem para a sociedade onde está inserida. “Os avanços que conquistamos ao longo dos anos mostram que a Unioeste é uma universidade pública e de qualidade, que forma profissionais capacitados para ajudar no desenvolvimento das empresas e organizações do Paraná, região Oeste e Cascavel”.

Além disso, o docente comenta que os alunos formados possuem uma ótima colocação no mercado de trabalho, pois o Congresso de Gestão de Negócios é uma entre tantas atividades realizadas pelo Centro e pelos cursos que desenvolvem e aprimoram a capacitação dos acadêmicos.

Também estavam presentes o diretor geral do Campus, professor Alexandre Webber, e coordenadores dos cursos. Para Webber a comemoração é um evento que unifica as graduações, sendo exemplo para a Universidade, pois tem trazido grandes avanços em pouco tempo.

No decorrer da solenidade o professor da área de administração, Ronaldo Bulhõs, ministrou uma palestra apresentando a transformação do Paraná, da região Oeste e de Cascavel com relação a evolução da população, das empresas e da importância dos cursos e dos profissionais de administração e ciências contábeis inseridos nesse contexto.

Após isso, houveram homenagens para ex-coordenadores e docentes que participaram desta jornada. Também foram premiados os trabalhos apresentados no COBRAGEN, dentre eles destacou-se o artigo intitulado “Análise econômica do crescimento urbano no município de Cascavel-PR, 1999- 2013”, de autoria do aluno Marcio Luiz Ribeiro e Mariângela Alice Pieruccini. O projeto foi considerado como o melhor artigo da área de Ciências Econômicas.

Durante os outros dias de evento realizaram apresentações de trabalhos científicos, resumos expandidos, relados técnicos e casos de ensino, palestras, mesas redondas e minicursos. A intensão foi discutir temas relevantes da área, propiciando apresentações de resultados de projetos de extensão, pesquisas e estudos realizados por pesquisadores, extensionistas e acadêmicos brasileiros.

O CCSA também promoveu o 14º Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (SCCSA), como espaço para discussão de assuntos relevantes da área particularmente das regiões de abrangência da Unioeste. Realizado anualmente desde 2002, SCCSA tem se constituído, ao longo do tempo, em um importante fórum de debates sobre temas em evidência na economia brasileira, no estado e na região, de interesse para os estudantes e profissionais das ciências sociais aplicadas.

E o 5º Seminário Mercosul de Bebidas (SMB) foi exibido como resultado de uma parceria entre o Centro de Ciências Sociais Aplicadas e a FUNDETEC. O Seminário Mercosul de Bebidas está voltado a todos os agentes da cadeia produtiva de bebidas e busca a sensibilização, conscientização e mobilização dos empresários e sociedade para inovação no setor com o desenvolvimento de novos processos e produtos e novas formas de tratamento e/ou aproveitamento dos resíduos.

Confira os vídeos institucionais dos cursos de administração e ciências contábeis produzidos pela TV Imago.

De Administração

De Contábeis