Unioeste participa de encontro de avaliação institucional

Sem título

Integrantes da Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior do Sistema Estadual de Ensino do Paraná (CEA), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), reuniram-se no último dia 10, na Sala dos Conselhos Superiores (COU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com o objetivo de concluir os trabalhos de formulação do Instrumento de Avaliação Institucional das Instituições de Educação Superior do Paraná, para encaminhamento e deliberação do Conselho Estadual de Educação que deverá acontecer ainda este mês.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi representada pela presidente da Comissão Central Permanente de Avaliação Institucional, Adriana Maria Grandi e pela diretora de Avaliação Institucional, Janete Nardelli, fechando um ciclo de debates sobre os instrumentos e documentos necessários para integração do sistema avaliativo, que deverá nortear o trabalho da Comissão Própria de Avaliação (CPA) no processo de credenciamento e recredenciamento das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES).

Participaram da reunião o assessor técnico do gabinete da SETI, Aroldo Messias, o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Oscar Alves, além de representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Unioeste.

O CEA foi criado em 2004 pelo Governo do Estado do Paraná e é regulamentada pelo Decreto n° 1416, de 12 de setembro 2007, com a finalidade de avaliar as atividades de gestão, pesquisa, ensino e de extensão, visando garantir uma educação superior de qualidade, e também considera o desenvolvimento sustentável, os valores democráticos, o respeito às diferenças, à diversidade e à autonomia das instituições.

Além de estabelecer diretrizes e princípios para a Avaliação Institucional das IES do Paraná, a CEA trabalha integrada às Comissões Próprias de Avaliação das IES, bem como em colaboração com o Conselho Estadual de Educação, visando ampliar o debate e a participação de todos os segmentos vinculados ao Ensino Superior do Paraná.