Central de Notícias

Jornada Acadêmica comemora 20 anos do curso de Odontologia

foto site

O curso de Odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) completou duas décadas de existência. A comemoração ocorreu, nesta quinta-feira (06), durante a 18ª Jornada Acadêmica de Odontologia e o 13º Encontro de Ex-Alunos no Campus de Cascavel.

De acordo com a coordenação do evento, o curso possui uma história marcada pela luta, resistência e principalmente pela perseverança. Implantado dentro da proposta de criação da Unioeste, juntamente com os cursos como a medicina e a engenharia civil, enfrentou grandes barreiras para chegar a posição que hoje ocupa dentro da odontologia brasileira. O primeiro vestibular aconteceu em janeiro de 1995 sendo ofertado 20 vagas, que após sete anos de luta, teve a formatura realizada em janeiro de 2002. Atualmente são ofertadas 40 vagas. E em 2015 formou-se a 15ª do curso de odontologia totalizando 580 cirurgiões-dentistas formados pela Unioeste. Os egressos da Unioeste atuam em diversos estados brasileiros, em diversas especialidades e atuações. 

Desta forma, a cerimônia contou com a presença de veteranos do curso, como o atual diretor geral do Campus de Cascavel, Alexandre Webber, o diretor das Clínicas Odontológicas, Ediuilson Lisboa, o Gaúcho, que fizeram parte da primeira turma de Odonto. Além disso, estiveram presentes a coordenadora atual do curso, Marina Berti, e o reitor Paulo Sérgio Wolff, que também viveu os áureos tempos.

Na ocasião, Paulo Sérgio Wolff, afirmou que hoje a formação é um exemplo para outras graduações na Instituição e no Estado do Paraná. Em 20 anos, recorda o reitor, formaram-se mais de 600 profissionais na área. “O sucesso que ele é hoje decorre da construção de muitas mãos. Agradecemos a todos os que ajudaram nessa construção. O curso teve uma grande evolução em pouco tempo”, declarou.

Já o diretor geral do Campus, Alexandre Webber, comentou que os cursos na área da saúde em cascavel mudaram o panorama regional. “Eles se entrelaçaram com o Sistema Único de Saúde e hoje é impossível imaginar a Universidade sem a existência deles, pois integram a 10ª Regional de Saúde”.

Webber ressalta, ainda, que os cursos são de grande relevância, não só na formação de profissionais, mas também no atendimento à população. “Fui aluno da primeira turma, fui o primeiro ex-aluno a ser professor do curso de odontologia, primeiro ex-aluno a coordenar Odonto e hoje estou na direção do campus”. Assim, considera gratificante estar na posição que ocupa hoje. “Todos nós temos a comemorar nesses 20 anos, são mais avanços mostrando que a Unioeste não para de evoluir e melhorar em todos os sentidos”, conclui.

Para a coordenadora, Marina Bert, os 20 anos do curso de odontologia representam uma grande conquista com várias turmas formadas, alunos preparados para enfrentar o mercado de trabalho, “com o corpo docente altamente qualificado, além das conquistas do espaço físico, é um orgulho muito grande ver uma graduação que é referência”.

Já Gaúcho diz que a data é um momento para comemorar efeitos positivos da trajetória. “Hoje conseguimos olhar para trás, ver o presente e notar que foi um serviço bem feito que damos para os alunos e para a sociedade. Em 95 comecei como aluno e dei início, juntamente com os demais envolvidos, a todo processo de reconhecimento, em 96 tivemos paralização até que os processos fossem dirimidos, no final de 96 começamos as atividades quando foi efetivamente autorizado’.

Durante o ato de comemoração, foram homenageados contemporâneos da criação, como o primeiro reitor da Unioeste, Marcus Vinícius, e professores da época. “Após a criação, preparamos um projeto de expansão da universidade e nesse projeto procuramos dividir por campi de acordo com suas especificidades, então decidimos que as áreas da saúde ficaram em Cascavel”. Vinicius comentou ainda que o plano de expansão previa a implantação dos cursos de Farmácia, fisioterapia, Ciências Biológicas, entre outras. Ele lembrou resistências sofridas na época pela não implantação, conflito judicial, que foi superado com a ajuda dos alunos, como de Weber e Gaúcho. “Uma decisão da Justiça Federal colocou fim a tudo isso”.  

A ex-aluna, Flávia Pardo Salata Nahsan, atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Sergipe (UFS), e veio para o evento ministrar a palestra “Princípios para longevidade de restaurações adesivas”. Na ocasião mencionou a formação da Unioeste que a qualificou para atuar na área. “A estrutura da odontologia é excelente e saí daqui para seguir carreira acadêmica. Hoje, voltando as raízes, fico feliz em rever colegas e poder passar um pouco do conhecimento que adquiri ao longo dos anos para alunos que estão iniciando esta jornada”. 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.