Projeto PDA desenvolve cartilha informativa para calouros

unnamed 1

A partir do mês de outubro de 2016, os calouros do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), irão receber uma cartilha informativa contendo orientações sobre procedimentos da Instituição na área de Extensão. A cartilha foi elaborada por um grupo de servidores da Reitoria da Unioeste e faz parte do Plano de Desenvolvimento do Agente Universitário (PDA).

O PDA “Cartilha Conhecendo a Extensão” é um veículo de divulgação e ferramenta de gestão da informação para bom desempenho das políticas públicas, afim de colaborar e facilitar a utilização dos meios de comunicação disponíveis para o acesso da comunidade acadêmica às informações institucionais.

Nesta edição, serão apresentadas orientações a respeito dos procedimentos necessários para viabilizar a participação dos alunos em programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços e conceitos básicos da extensão universitária. Além disso, busca trazer orientações e preenchimento correto dos formulários, tramites das atividades, áreas temáticas, ações da extensão, bolsas, permitindo aos interessados maior compreensão geral da estrutura da Extensão.

A coordenadora, agente universitária Evete Izabel Godoy, explica que a extensão faz parte do tripé da Universidade, bem como o ensino e a pesquisa. A área inclui programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviço. “Na Proex quando iniciamos o projeto estava registrada um total de 364 atividades de extensão, destas, 37 eram programas, 250 projetos, 40 cursos, 25 eventos e 12 prestações de serviços. Das atividades acima mencionadas, participam 900 docentes, 186 agentes universitários, 1.690 acadêmicos e 477 externos. Esses números alteram anualmente ou conforme a implantação de novas atividades”.

Desta forma, considera se a importância da comunicação para o bom desempenho institucional e para o desenvolvimento das atividades no Campus de Cascavel. Por isso justifica-se a implantação da cartilha, cuja principal intensão é mostrar que a comunidade dever ser vista como elemento de apoio e subsidio permanente ao diálogo entre docentes e acadêmicos.

Com relação ao desenvolvimento do projeto gráfico, o agente universitário Alexandre Mendes dos Reis, explica que a cartilha é interativa, de fácil entendimento e contem 15 páginas. A publicação aborda assuntos voltados à Proex, como: qual é a finalidade da Pró-Reitoria, quais as bolsas oferecidas aos acadêmicos e as atividades desenvolvidas pela extensão. “Esse manual é um mecanismo que beneficiará os alunos e a comunidade em geral. De início será entregue aos calouros do Campus de Cascavel e futuramente aos outros campi da Instituição. O conteúdo também ficará disponível de forma online no Portal Unioeste

Participam do projeto os agentes universitários: Evete Izabel Godoy - Coordenadora, Maria Helena Ampessam Vivam – Sub-Coordenadora, e colaboradores: Alexandre Mendes dos Reis, Antonio Pinto da Silva Junior, Cremilde Franco da Silva Schelbauer, Erosania Lisboa, Patricia Michela Bosso Barbosa e Salete Lucia Pazza Pereira.