Professor realiza palestra sobre problemas entre fronteiras

Notícias sem fotos

Eric Cardin, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, participou na cidade de Posada, Argentina, do evento “Ciclo e Perspectivas en Antropología y Etnografia” que ocorreu na Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales. Ele apresentou seus estudos sobre o problema da fronteira entre Brasil e Paraguai, intitulada “Represión, Fiscalización y Contrabando en la Frontera Brasil/Paraguay 1890-2015”.

Na apresentação ele explanou os resultados de sua investigação em que a partir de uma abordagem sociológica e histórica, problematizou as práticas e relacionamentos conceituada que ocorrem nas fronteiras entre Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Guaíra e Salto del Guaira. Para fazer isso, ele dividiu três momentos específicos que representam períodos em que as populações do governo e fronteiriças brasileiras tiveram posições diferentes sobre fronteiras.

Eric disse que enquanto houver fronteira haverá desigualdade. “A fronteira é o retrato da cultura entre sociedades de grupos que são distintos. Quando uma comunidade, vila e tribos indígenas se encontram cria-se uma fronteira” comentou. Para ter acesso a entrevista completa clique no link https://www.youtube.com/watch?v=NWxWVn3jXm8.

Eric Bordin formou-se em Ciências Sociais na Unioeste e possui título de Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é professor adjunto de graduação e mestrado em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Instituição. Foi coordenador da formação local Núcleo de Professores (NUFOPE) e do curso de graduação em Ciências Sociais no Campus de Toledo. Possui experiência com publicações nas áreas relacionadas com o trabalho, processos de migração, práticas ilegais e violência nas regiões fronteiriças.