Inscrições abertas para curso de Cinema Brasileiro

ini

Até o próximo dia 18, professores da rede estadual e municipal, alunos de cursos de graduação e comunidade em geral, poderão realizar suas inscrições para participarem do curso de Cinema Brasileiro que está sendo ofertado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras e Colegiado do curso de Pedagogia.

O  curso visa discutir a Lei 13.006 sobre a obrigatoriedade de exibição de filmes nacionais na escola, atividades relativas à formação de professores para o uso educativo do Cinema Brasileiro, compreendendo: leituras sobre teorias da recepção; diálogos sobre as convergências e divergências básicas entre a linguagem fílmica e outras artes; retrospectiva histórica do Cinema Brasileiro, situando seus principais movimentos: Primórdios, Ciclos Regionais, Cinema Indústria, Cinema Independente, Cinema Novo, Cinema Marginal, Cinema da Retomada e Cinema Contemporâneo, evidenciando na análise de filmes destes movimentos, a implicação estética e ideológica do tripé produção/distribuição/exibição; análises de filmes nacionais, evidenciando a relação intrínseca entre forma e conteúdo na construção do discurso fílmico.

Ao todo, o curso terá 50 horas/atividade, sendo 30 horas presenciais e 20 horas de acompanhamento em multiplataformas digitais. Os encontros vão acontecer aos sábados das 13h30 às 17h30, nos dias 22 e 29 de outubro, além de 05, 12, 19 e 26 de novembro.

De acordo com o coordenador do projeto, Acir Dias da Silva, as vagas são limitadas. "As vagas são limitadas, sendo 85 para os professores da rede pública e estadual, além dos servidores da Unioeste, e 25 para os acadêmicos de qualquer Instituição. Então, o quanto antes se inscrever, mais chances de garantir a vaga".

Os participantes vão ter direito a certificação e horas extra-curriculares. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo LINK

VÍDEO DE DIVULGAÇÃO

Cinema Brasileiro

O cinema brasileiro demorou para se desenvolver, sendo somente na década de 1930 que surgiram as primeiras empresas cinematográficas, produtoras de filmes do gênero chanchada. O grande salto de desenvolvimento do cinema nacional ocorreu somente na década de 1960.

Com o conhecido “Cinema Novo”, vários filmes ganharam destaque nos cenários nacional e internacional. Podemos dizer que o marco inicial desta época de prosperidade cinematográfica nacional foi o lançamento do filme “O Pagador de Promessas”, escrito e dirigido por Anselmo Duarte. Foi o primeiro filme nacional a ser premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.

Com o lema “ uma câmara na mão e uma ideia na cabeça”, outros direitos impulsionam o Cinema Novo. As décadas de 1970 e 1980 representam um período de crise para o cinema nacional. A crítica e os grandes problemas nacionais saem de cena para dar espaço para filmes de consumo fácil, com temáticas simples e de caráter sexual, muitas vezes de mau gosto.

A década de 1990 é marcada pela diversidade de temas e enfoques. O filme passa ser um produto rentável e a "indústria cinematográfica" ganha impulso em busca de grandes bilheterias e altos lucros. Neste sentido, as produções brasileiras procuram atender públicos diversos. Comédias, dramas, política e filmes de caráter policial são produzidos em território nacional.

Informações: Filmes Brasileiros