Renama 2016 está com inscrições abertas

logo Unioeste ACS

Estão abertas inscrições para a chamada de apoio aos projetos para estruturação da Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama). As inscrições seguem abertas até o dia 13 de outubro de 2016.

Esta Chamada objetiva apoiar a Renama por meio do fomento a projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País na área de Métodos Alternativos ao Uso de Animais em Experimentação. Os projetos terão o valor máximo de financiamento de R$ 300 mil.

Os laboratórios contemplados serão integrados à Renama por meio de um acordo de cooperação técnico-científica com os laboratórios centrais. Neste edital, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) atuará como um desses laboratórios centrais da Rede.

A Renama busca integrar grupos que se dedicam a desenvolver, validar e certificar tecnologias e métodos alternativos para os testes de segurança e de eficácia de medicamentos e cosméticos, com objetivo de superar barreiras técnicas de exportação e agregar valor aos produtos brasileiros (cosméticos, saneantes, agrotóxicos, fármacos e outros produtos relevantes para a saúde humana).

Critérios
Cada Consórcio Temático de Pesquisa proposto deverá ser composto por um Laboratório Central (Coordenador do Consórcio) e por, pelo menos, três Laboratórios Associados. As propostas apresentadas deverão, prioritariamente, contemplar as metodologias descritas na Resolução Normativa n° 18, de 24 de setembro de 2014 e na Resolução Normativa nº 31, de 18 de agosto de 2016, ambas do CONCEA.

Responsável pelo projeto e equipe
O proponente, responsável pela apresentação da proposta, deve atender, obrigatoriamente, aos seguintes itens: a) ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta; b) possuir o título de Doutor; c) ser obrigatoriamente o coordenador do projeto; d) possuir vínculo celetista ou estatutário com a Instituição de Execução do Projeto ou, se aposentado, comprovar manter atividades acadêmicos-científicas e apresentar declaração da Instituição de Execução do Projeto concordando com a sua execução.

Bolsas
Com vistas à promoção da efetiva integração entre os Laboratórios Centrais e os Laboratórios Associados, cada Consórcio proposto poderá solicitar uma bolsa na modalidade DTI-B (Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - Nível B – Destinada a profissional de nível superior com, no mínimo, dois anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação); sendo que os bolsistas executarão suas atividades, preferencialmente, a partir dos Laboratórios Centrais. Cada projeto pode solicitar o máximo de 24 meses de bolsa.

Para mais informações, os interessados por acessar o edital por meio do LINK