Curso de Enfermagem desenvolve atividades em Hospital de Foz

13177659 1054910627939305 6407826601722012843 n

A docente, Eveline Treméa Justino, do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, vem desenvolvendo um projeto de extensão denominado “Gestão dos serviços de saúde e de enfermagem: nível hospital” no Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL).

O projeto tem por objetivo conhece o processo administrativo e gerencial do Hospital, e o serviço de enfermagem desta instituição. Além disso, busca discutir os aspectos estruturais e funcionais das organizações hospitalares, identificar os instrumentos de gestão de recursos humanos que levam a qualidade do atendimento hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS).

Eveline Justino explica que, de forma direta, os maiores beneficiados com as atividades são acadêmicos dos cursos de Graduação em Enfermagem da Unioeste, por estarem vivenciando na prática as atividades administrativas desenvolvidas pelo enfermeiro. “Mas ao envolver os enfermeiros gestores do Hospital e demais profissionais interessados na proposta, nas discussões e ações, percebemos que os benefícios abrangem a comunidade como um todo, pois a aproximação da universidade com o campo de trabalho impulsiona novas reflexões, melhorias da prática profissional e consequentemente da assistência prestada”, afirma.

Para isso os alunos acompanham os enfermeiros gestores da Unidade de Terapia Intensiva, das clínicas de internação e do ambulatório do HMPGL. Além de, mensalmente, participarem e planejarem uma reunião de discussão sobre assuntos pertinentes à administração de enfermagem, que ali foram vivenciados, mediante escolha do tema e discussão do artigo científico em grupos de estudos.

Ainda, a professora comenta que cada aluno participante acompanha um enfermeiro gestor do HMPGL durante o período de execução. Minimamente os acadêmicos devem observar e identificar alguns pontos referentes à gestão do processo de trabalho e às atividades gerenciais e administrativas do enfermeiro. “Uma vez por mês o grupo se reúne para discussão de um artigo ou caso, cada mês um aluno é responsável por selecionar um tema que pode ser um ponto positivo ou um ponto a ser melhorado do setor em que ele está inserido e após a escolha do tema em conjunto com o enfermeiro gestor do setor, ele seleciona um artigo científico atual que aborda o contexto do tema escolhido e envia para o email dos participantes”.

Após esse processo, os participantes realizam a leitura prévia do artigo para que a discussão seja mais satisfatória. Participam deste grupo de estudos alunos e docentes do projeto de extensão, além dos profissionais do HMPGL que tiverem interesse no assunto. “Trata-se de um grupo de estudo aberto aos profissionais do HMGPL. O local de encontro do grupo ocorre no Miniauditório do HMPGL”, conclui Eveline.