Curso de Odontologia da Unioeste completa 20 anos

IMG 2371

O curso de Odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, completa 20 anos de implantação. Este será o tema da Semana Acadêmica em 2016, que começa na próxima quarta, 5, e cuja as inscrições você pode fazer acessando o link http://www.unioeste.br/eventos/cou/.

O curso foi implantado dentro da proposta de consolidação da Universidade, juntamente com os cursos como a Medicina e Engenharia Civil. O primeiro vestibular aconteceu em janeiro de 1995 sendo ofertadas 20 vagas. Atualmente são ofertadas 40 vagas anuais.

De acordo com a coordenação de Odontologia, até 2015, cerca de 580 cirurgiões-dentistas se formaram pela Unioeste. Os egressos da Instituição exercem em diversos estados brasileiros, em várias especialidades e atuações.

O professor e diretor do ambulatório de assistência odontológica, Ediuilson Ilo Lisboa, que foi da turma de 1995, se formou em 2001 e entrou como docente em 2003, lecionando as matérias de Farmacologia e Terapêutica, conta que os desafios são diversos, indo desde a organização para o funcionamento do curso, seja ele pelo aspecto acadêmico ou administrativo.

No âmbito acadêmico, explica ele, se ensina um ofício importante de promotor de saúde e esse ensino tem de ser integrado, ético e de qualidade. Já pelo aspecto administrativo, onde começa com o acolhimento do paciente, a documentação e acompanhamento do mesmo. “Depois temos toda a estrutura que deixa o ambiente limpo, fornecido com material estéril e organizado, até o abastecimento de materiais e conserto de equipamentos” complementa.

Uma das missões mais importantes do curso, segundo o professor, é fazer um bom faturamento aliado a qualidade dos materiais, gasto otimizado e nunca esquecer que apesar de ser uma universidade eles têm um dever de prestar um serviço de qualidade, de vanguarda para a população e além disso, estimular e amparar os projetos de ensino, pesquisa e extensão, entre eles a residência, especializações e atualizações e Mestrado em Odontologia.

Dentro do curso tem a Clínica Odontológica Integrado Adulto, que atende 130 pessoas diariamente, e é referência para 25 cidades, presta serviços de todas as especialidades odontológicas, sejam de atendimento básico ou atendimento especializado, sendo que em muitas áreas a clínica é a única alternativa para os pacientes e profissionais em atendimento de média e alta complexidade. “A clínica serve para os discentes colocarem em prática a teoria do curso; o aluno acompanha desde a parte de prevenção até o tratamento mais complexo, tendo uma visão ampla e completa da vida do profissional e das possibilidades de intervenção e tratamento do paciente, sendo poucas universidades que conseguem dar o ensino neste nível”, frisa.

A coordenadora do curso, professora Marina Berti, disse que os desafios são grandes, pois devem manter uma graduação que é referência para outras cidades. Ela pontua as conquistas como a recente reforma do espaço físico das clínicas, a ampliação qualitativa em todos os setores e a conquista de um curso de Mestrado na área de Odontologia. “Sempre devemos melhorar e nunca parar de buscar o melhor para os acadêmicos e professores, que são dedicados. Os discentes sempre concluem o curso e os docentes possuem comprometimento, e um excelente currículo, possuindo doutorado”, comentou ela complementando que está há 13 anos nesta área com dedicação diária e ver como o espaço era e como ele está, só posso dizer que é esforço vindo de muito trabalho e qualificação de toda a equipe.

O professor Ediuilson reforça também que participar do curso é uma experiência sem igual. “Acompanhar desde seu nascimento, ver hoje a sua maturidade e sentir que estamos fazendo um bom trabalho que dá bons frutos é gratificante. Tudo pode ser melhorado e este espírito de não acomodação tem e deve ser o norteador do curso. Temos muitos projetos desde ampliação física, reformas, compra e melhoria de equipamentos até mudanças de gestão e normatizações, bem como novos credenciamentos e assim por diante”, finaliza.