Central de Notícias

Encontro de Iniciação Cientifica busca disseminar projetos de pesquisas

IMG 6374

 

O 2º Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (EAICTI) iniciou as atividades, nesta quinta-feira (29), no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). São aproximadamente 500 inscritos que apresentam trabalhos para divulgação das contribuições científicas, tecnológicas e de inovação nos dois de evento.

O evento é promovido anualmente como parte do processo de avaliação da Iniciação Científica, com o intuito de promover a divulgação da pesquisa desenvolvida na Instituição pelos alunos de iniciação científica e também favorecer um maior contato e diálogo entre os pesquisadores, alunos da graduação e pós-graduação.

De acordo com o coordenador do EAICTI, professor Alex Sandro Jorge, o EAICTI faz parte do calendário acadêmico da Unioeste, sendo uma contrapartida ao programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq e da Fundação Araucária. Este programa tem papel importante na preparação dos jovens pesquisadores para a o desenvolvimento de pesquisa, da ciência, da tecnologia e da inovação. “O crescimento que o evento mostra na pesquisa para a universidade reflete na qualidade de graduação dos nossos alunos. Essa formação no currículo é fundamental na formação do bom profissional para o mercado de trabalho, isso porque ele adquire outras experiências fora da sala de aula que contribui para a consolidação do ensino”.  

Já o Pró-Reitor Pesquisa e Pós-Graduação, Silvio César Sampaio, agradeceu a todos que colaboraram para a realização do evento e comentou que se os professores não estivessem envolvidos no ensino e na pesquisa o encontro não seria capaz de ocorrer. Além disso, reforçou que o EAICTI é um momento de troca de conhecimento e fortalecimento da iniciação cientifica entre jovens pesquisadores e professores, por isso o objetivo é aprimorar o encontro para que nos próximos anos haja uma expansão para os outros campi da Instituição.

A cerimônia de abertura contou com a presença de várias autoridades, entre elas estavam presentes o reitor Paulo Sérgio Wolff e o vice-reitor Moacir Piffer. Eles destacaram a importância da realização do evento que abrange áreas da iniciação cientifica, tecnologia e inovação para a criação de uma Unioeste disposta a buscar o desenvolvimento de forma constante. “Ao longo dos anos já conseguimos ter um avanço satisfatório quanto aos projetos, permitindo, também, que nossos técnicos administradores e agentes universitários participem das pesquisas. Isso é importante para que a nossa Instituição seja referência nacional e para que nossos alunos saiam preparados para o mercado de trabalhos. Quanto mais a Unioeste crescer em projetos e conhecimentos, mais os alunos iram contribuir com a sociedade”, afirmaram.  

Na parte da manhã o evento contou com duas palestras, uma relacionada a iniciação científica na formação do jovem pesquisador, ministrada pelo professor e doutor Orlando Moreira Filho da Universidade Federal de São Carlos. Já a outra foi voltada a questão da inovação tecnológica inserida na Universidade, ministrada pelo diretor presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR, Júlio César Felix, e moderada pelo professor da Unioeste, Camilo Freddy Mendoza. Agora na parte da tarde, estão sendo realizadas sessões orais de apresentação de trabalhos nas salas de aula.

Um dos trabalhos apresentados é da acadêmica, Gabriela Kauana da Silva, estudante do 4º ano de enfermagem do Campus de Foz do Iguaçu. Intitulado como “Analise especial da mortalidade do câncer de mama e colo de útero na tríplice fronteira”, o projeto foi orientado pela professora Sheila Cristina Rocha Brischiliari.  

Nesta edição, os trabalhos são resultantes dos projetos de iniciação científica dos programas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científico e Tecnológico (PIBIC), e PIBIC nas Ações Afirmativas (AF) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária, Institucional e Voluntário. 

O PIC é um programa centrado na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento e administrado diretamente pelas instituições de ensino superior com a supervisão do CNPq. Voltado para o aluno de graduação e servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegia a participação ativa de alunos que possua bom desempenho acadêmico em projetos de pesquisa, com mérito científico e orientação adequada, individual e continuada. Os projetos culminam com um trabalho final avaliado e valorizado, fornecendo retorno imediato ao bolsista, com vistas à continuidade de sua formação acadêmica, preparando-o para cursos de pós-graduação.

Para conferir a programação completa do evento acesse: http://www4.unioeste.br/eventosunioeste/eaicti-e/programacao


Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.