Inaugurada tecnologia que permite prevenir catástrofes

CATÁSTROFE

O pró-reitor de Planejamento da Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Gerson Henrique da Silva, participou na última semana da solenidade, no Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, de inauguração do Sistema de Monitoramento, Previsão e Alerta de Inundações.

Essa nova tecnologia faz uso de um dispositivo automático (Linígrafo), que registra a variação do nível do rio para monitorar volume das águas que, sob chuva intensa, pode atingir as casas onde moram cerca de seis mil pessoas. O novo medidor vai prever a altura da água do rio e os dados serão integrados ao sistema de previsão de chuvas.

O professor de Geografia da Unioeste, Elvis Rabuske Hendges, explica que o pluviômetro automático e a régua de nível telemetria, permite o monitoramento automatizado e continuo o nível do rio e da quantidade de chuva, registrando dados a cada 15 minutos, disponibilizando está informação no site da Defesa Civil do Paraná. “É um passo importante para a Universidade, pois esta atividade de monitoramento representa tanto a pesquisa, dados a serem mapeados, quanto a extensão, informação trabalhadas na disciplina do curso” comentou.

Segundo o pró-reitor é satisfatório ver a Universidade participando deste evento, pois mostra seu empenho junto à comunidade no esforço de acidentes naturais. “Com esse sistema de monitoramento iremos prever vendavais, enchentes e isso ajudará os habitantes a se salvar e proteger seus bens materiais” finalizou.

O professor do curso de Geografia do Campus de Francisco Beltrão, Juliano Andres, também faz parte do projeto, juntamente com a professora do curso de Biologia do Campus de Cascavel, Irene Carniatto, que é coordenadora do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas Sobre Desastres (CEPED) disse que as cheias do Rio Marrecas causavam inúmeros prejuízos a cidade de Francisco Beltrão e com essa nova tecnologia irá prevenir para que isso não ocorra mais. “Esse equipamento foi graças a uma parceria importante entre a Unioeste e o Governo do Estado por meio do CEPED” finalizou.