Secretário de Saúde inaugura obras da Odontologia e Farmácia da Unioeste

Foto site

O campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu obras de melhorias em cinco clínicas do Ambulatório de Assistência Odontológica e na Farmácia Escola, que, pela primeira vez na história, foi totalmente reformada. A inauguração contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, que acredita na parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e as universidades. “Quando a gente concretiza o uso desses recursos, eu vejo que estamos em um bom caminho. Há muito a ser feito ainda, mas com isso a universidade mostra que cumpre com o seu papel”, diz o secretário.

O secretário também anunciou a liberação de recursos para a aquisição de um aparelho de Raio X Panorâmico novo. “Já está depositado aqui recursos próximos dos R$ 300 mil para o novo Raio X Panorâmico, porque o atual já tem mais de 10 anos”, explica Caputo.

O Ambulatório de Assistência Odontológica da Unioeste atende pacientes de Cascavel e de 25 municípios que compõem a 10a Regional de Saúde. Em média, 2 mil pacientes passam pelas clínicas do curso de Odontologia. “Na 10a Regional de Saúde, o único atendimento especializado em Odontologia está dentro da Unioeste”, fala o diretor geral do Campus de Cascavel, Alexandre Almeida Webber.

Em 2014, SESA liberou R$ 1 milhão para o curso de Odontologia, que foi incluído na Rede de Atenção à Saúde Bucal, o maior programa de Saúde Bucal da história do Paraná. Parte do recurso da SESA (R$ 500 mil) somado a uma verba da Unioeste (R$ 35.137,38) foi utilizado na reforma do Ambulatório. A reforma contemplou as clínicas 1, 2, 3, 4 e Clínica do Bebê. Também foram investidos R$ 150 mil em equipamentos. O restante (R$ 350 mil) foi usado para a compra de materiais de consumo. “Esse investimento representa uma grande melhoria no atendimento e, o mais importante, uma parceria com a Secretaria de Saúde, porque além de formar, nós prestamos serviço para o SUS (Sistema Único de Saúde)”, diz Webber.

A Farmácia Escola da Unioeste é um espaço que atende e presta assistência à toda comunidade acadêmica. Ela é estruturada para servir de campo de Ensino, Pesquisa e Extensão para os alunos do curso de graduação e pós-graduação em Farmácia.

No final de 2015, a SESA liberou R$ 500 mil para a reforma da Farmácia Escola. Foi a primeira vez que o espaço passou por uma reforma. A obra também possibilitou a adequação da estrutura. Ao todo, foi possível readequar seis laboratórios e salas destinadas à atenção farmacêutica. Também foram liberados R$ 100 mil para mobiliário.

A reforma também traz benefícios para toda a comunidade. É que agora será possível fazer a manipulação de medicamentos, de acordo com a necessidade do paciente.

Além disso, foram liberados mais R$ 100 mil para compra de equipamentos e insumos para manipulação de medicamentos.

A SESA já liberou mais de R$ 30 milhões para obras na Unioeste. Para o próximo ano, o secretário ainda anunciou a liberação de R$ 1,3 milhão para a nova piscina do curso de Fisioterapia. O reitor da Unioeste, Paulo Sergio Wolf, o Cascá, acredita que esses recursos representam uma melhoria na qualidade de ensino dos cursos da área da saúde e ainda beneficiam a população. “Essa integração que nós temos com a Secretaria de Saúde tem nos permitido muitos avanços e que a nossa universidade procure atender cada vez mais a população”, diz o reitor.

foto segundária