Professor participa de encontro nacional do Projeto Rondon

rondon

Dando sequência ao Projeto Rondon, que tem como missão viabilizar a participação de estudantes universitários nos processos de desenvolvimento local e de fortalecimento da cidadania, foi realizado na cidade de Itaipava - RJ nos dias 20 a 23 de setembro um encontro nacional com todos os professores coordenadores das universidades participantes das duas últimas edições do projeto.

Durante o encontro os professores rondonistas tiveram como principal missão auxiliar o Ministério da Defesa a desenvolver novas melhorias no Projeto Rondon, já que são os docentes que convivem no dia a dia com os acadêmicos, tanto no desenvolvimento dos trabalhos, como também em sala de aula.

O professor Marcos Freitas de Morais, que representou a Unioeste no encontro explica os apontamentos que foram levantados e os resultados obtidos: “Durante o encontro alguns questionamentos foram levantados, como: quais foram às dificuldades encontradas? Quais as facilidades? O que aconteceu de bom ou de ruim?

Depois desse levantamento nos reunimos em equipes para buscar melhorar ainda mais os resultados”.
Ainda de acordo com ele, cinco pontos principais foram debatidos: “Nos dividimos em cinco grupos para desenvolver o debate dos assuntos. O primeiro tema foi à formação dos multiplicadores, o tema dois, o aprimoramento dos diálogos com os municípios, três, avaliação das propostas de trabalho, quatro, perfil das IES e por último, acompanhamento das operações realizadas.”

Todas as propostas desenvolvidas, serão apresentadas para a Comissão de Organização do Projeto Rondon (COS), que em uma nova reunião irão elaborar um edital com as novas mudanças, com o objetivo de fomentar a melhoria para acadêmicos, docentes e população que se beneficia.

Projeto Rondon

É uma integração social coordenado pelo Ministério da Defesa, e realizado em parceria com diversos ministérios, governos estaduais, prefeituras municipais, empresas socialmente responsáveis e Instituições de Ensino Superior.