Seminário debate sobre desafios da educação especial

IMG 6076

O Programa de Educação Especial (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que tem por objetivo criar as condições para o ingresso e permanência das pessoas com deficiência no Ensino Superior, deu início, nesta terça-feira (27), ao 12º Seminário de Educação Especial do PEE e ao 2º Seminário de Educação Especial no Ensino Superior do Fórum de Educação Especial das IEES do Paraná.

Nesta edição o tema “Desafios da Educação Especial: na Educação Básica e no Ensino Superior”, busca contribuir com embasamentos, problematizações e reflexões críticas que de fronte ao contexto atual, ultrapassam as demandas e particularidades da educação básica. A coordenadora do Programa, Lúcia Zanato Tureck, explica que o tema escolhido foi motivado pela articulação entre Universidade e redes Municipal e Estadual de Ensino. “Nos seminários que promovemos, o PEE objetiva promover a formação de professores, mas neste encontro buscaremos fazer uma reflexão para dentro do próprio Programa, uma vez que com o processo de educação inclusiva recebemos, a cada ano, um número maior de alunos com diversos níveis de deficiências”.

Na cerimônia de abertura o reitor em exercício, Moacir Piffer, representou o reitor Paulo Sérgio Wolff e o secretário da Secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. Na oportunidade declarou que a Universidade tem por dever e obrigação cumprir com sua atuação por meio de ações. “Os seminários promovidos pelo ensino, pesquisa e extensão garantem os direitos naturais da vida na inclusão social, mas também os direitos de inserir todas as pessoas, como homens e mulheres, no mercado de trabalho. Por esse motivo, a Unioeste abraça e apoia todos os envolvidos que lutam por esta causa”.

Após a solenidade, aproximadamente 700 inscritos tiveram a oportunidade de participar da palestra magna “A Efetivação do Direito das Pessoas com Deficiência à Educação Básica e Superior: marcos legais, políticos e pedagógicos”, ministrada pelas professoras da rede Estadual, Martinha Dutra Clarete, doutoranda em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Sonia Mari Shima Barroco, docente do curso de Psicologia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

As palestrantes abordaram assuntos voltados a inclusão social desde a Educação Básica até o Ensino Superior. Para Barroco, todos os direitos conquistados até hoje mostram um grande avanço considerando a história humana, mas isso não é o suficiente. “Constantemente lutamos por uma sociedade menos desigual, buscando acessibilidade aos bens materiais e culturais. Quando as pessoas portadoras de necessidades participam da educação, futuramente possuem maior chance de pleitear uma vaga na Universidade pública ou privada”. Além disso, a professora esclareceu que as Universidades precisam estar atentas para oferecer um ensino superior de qualidade voltado ao tripé que é: ensino, pesquisa e extensão.

No período da tarde o evento contará com mesas temáticas sobre “ Atendimento Educacional Especializado - AEE: Deficiência Física” e “Atendimento Educacional Especializado - AEE: Altas Habilidades ou Superdotação e Transtornos do Espectro Autista”. Logo após, haverá um debate paralelo voltado ao trabalho do profissional Tradutor / Intérprete de Língua de Sinais - TILS da Educação Básica ao Ensino Superior: seu papel legal perante sua atuação educacional, e um cine fórum com exibição de filme e debates.

Estão participando das atividades docentes, técnicos e acadêmicos das Universidades Estaduais do Paraná e professores da Educação Básica das redes municipais e estadual de ensino, além de pessoas com deficiência e professores do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE.

O Seminário de Educação Especial segue até amanhã (28). Para conferir a programação acesse: http://www.unioeste.br/peeseminario/.

IMG 6104