Projeto busca conscientização de jovens sobre as eleições 2016

VOTO 02

O momento exige um esclarecimento constante sobre a importância do voto consciente e a escolha de bons representantes para nossa cidade. Com este objetivo um grupo de professores com apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Núcleo Regional da Educação de Cascavel (NRE Cascavel), desenvolveu palestras nos colégios da Rede Estadual de Educação.

A ação buscou provocar nos jovens um sentimento contra a apatia destes eleitores perante o atual quadro político. Provocar um sentimento de mudança na busca de uma cultura voltada para a justiça social, zelo com a coisa pública e principalmente prudência com o dinheiro de nossos impostos. “O objetivo do projeto é fazer com que eles entendam que a única forma de vermos representantes comprometidos com esses valores é através do exercício do voto. Assim, esses jovens passam a contribuir com a mudança que todos esperamos na cena politica”, afirma o professor Diogo Tamoio, organizador do projeto.

Segundo ele, o projeto desenvolveu uma cartilha com cinco dicas básicas que o eleitor deve observar na hora de escolher o seu representante. Também foram coletadas demandas consideradas prioritárias pelos jovens e que serão reunidas num documento que será entregue aos candidatos a prefeito nesta semana. “Infelizmente, ainda é muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitos ainda não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em nossas vidas”, finaliza Tamoio.

A importância do voto

As eleições são de fundamental importância e representam um ato de cidadania. Neste ano, ela possibilita a escolha de nossos vereadores que fazem leis que interferem diretamente em nossas vidas. Além deles também escolhemos o próximo prefeito que pode representar uma queda ou um avanço na qualidade de nossas vidas. Desta forma, precisamos dar mais valor à política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente.

Acompanhe a campanha nas redes sociais: @votoconscientecascavel

VOT