Unioeste e PRATI-Donaduzzi fazem parceria para novo campus

IMG 5955

O reitor em exercício da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Moacir Piffer, assinou, nesta quinta-feira (22), um Protocolo de Intenções com a empresa PRATI Donaduzzi, durante o lançamento do Parque Cientifico e Tecnológico de Biociências – Biopark. O termo oportuniza a doação de solo para a construção de um novo Campus da Unioeste no município, o qual implantará o curso de Química em Medicamentos.

Durante a cerimônia Moacir Piffer, salientou que para a Unioeste é uma satisfação ter essa proximidade com a PRATI Donaduzzi, pois às ações desenvolvias irão potencializar a qualidade de ensino. “O projeto não será apenas uma inovação tecnológica, mas também de pensamento e de produtos demandados pela população que serão processados. A principal especialização na região Oeste do Paraná é o agronegócio, porém precisamos diversificar essa questão para que nosso território seja consolidado e estruturado no sentido da saúde e educação”.

Seguindo essa visão, o diretor geral do Campus, Remi Schorn, enfatizou que hoje se consti um protocolo de intenções para que, no início de 2017, seja implantado o curso de Química em Medicamentos. “Pode-se dizer que é um processo demorado, mas cremos que  se estabelece uma nova Universidade e uma nova relação com a sociedade. O conjunto dos conhecimentos adquiridos ao longo do tempo na pesquisa, no ensino e na extensão, terão agora, no ponto de vista industrial, um apoio significativo para nossos cursos. Consequentemente, devolveremos para a comunidade nosso compromisso institucional, articulando um setor produtivo e uma instituição mais consequente e presente na vida dos cidadãos”.

O evento ainda contou com a presença de várias autoridades paranaenses, entre elas, a do governador Beto Richa. Na oportunidade ele declarou que o projeto é de extrema importância para a região e demonstra, mais uma vez, a participação da PRATI Donaduzzi no desenvolvimento econômico e social no Estado do Paraná. “A empresa é a maior indústria fabricante de medicamentos genéricos do Brasil e merece todo apoio por parte do Governo do Estado. A abertura para o novo campus da Unioeste é a demonstração do grande planejamento e ousadia deste ambicioso projeto para a região de Toledo. Em longo prazo, nossa expectativa é gerar mais de 30 mil empregos, possibilitando novos avanços para o Campus da Instituição. Assim, a principal ideia é criação e instalação de um polo de formação para cientistas e pesquisadores”, afirmou.

Para o secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI, João Carlos, a implantação do Biopark na área de biociências trará mais desenvolvimento para Toledo, para oEstado do Paraná e para todo Brasil. Ainda destacou que a SETI tem imensa satisfação em fazer parte de um projeto deste porte junto a Unioeste.

Já o empresário Luiz Donaduzzi, explicou que gerar emprego e desenvolvimento faz todo sentido, por isso a empresa está entrando nessa grande empreitada. Ainda, afirmou que o investimento em pesquisa tem retorno aproximado em 180 dias e que investir em pessoas, em sua qualificação, dá resultado muito mais cedo, em apenas um mês. A meta do Biopark é gerar empregos de alto valor agregado. “Vamos dar oportunidades a jovens de todas as regiões e estimular a formação de cientistas, com os olhos voltados para a pesquisa e a inovação”. Hoje, a Prati Donaduzzi conta com uma universidade corporativa que oferece em média 70 horas de capacitação para cada um dos seus colaboradores.

Biopark

O Biopark objetiva firmar-se como um espaço facilitador para a criação e o crescimento de empresas, fomentando o empreendedorismo e aincubação de startups. A contribuição para o crescimento da região Oeste visa promover o desenvolvimento econômico e a competitividade, a partir de suas vocações e das áreas de negócio potenciais.

Assim, o Modelo Virtuoso de Sucesso contempla o posionamento do Biopark como o ponto focal para a atração de investimentos e implantação de plataformas, negócios e empresas.

A partir disso, o Biopark vai oferecer: Universidades, hospitais, incubadoas, insdústrias, áreas residenciais, área comercial e de serviços, áreas para Atart'up's e área esportiva. O Governo do Estado do Paraná criará um Comitê Gestor de Parques Tecnológicos para gerenciar o desenvolvimento dos parques do Estado do qual o Biopark estará incluído.