Unioeste promove seminário para empresários da região

IMG 5614

Durante todo o dia de hoje (22), está sendo realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o Seminário “Introdução à Exportação”, que tem como objetivo apoiar as empresas da oeste e sudoeste do Estado que estão no início do processo de internacionalização, em relação à estruturação de uma área funcional de comércio exterior. O evento está sendo realizado, graças à parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Atualmente, a Universidade atende pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), cerca de 200 empresários, mas ao todo, somente 42 participam do encontro, por ser um evento destinado há um público reduzido para melhor aprendizado.

Segundo a coordenadora de Competitividade da Apex, Nelma Ruth de Souza Vieira, o trabalho vem sendo realizado em todas as regiões do Estado, com núcleos em cinco cidades do Paraná. “Bom a gente vem trabalhando em vários núcleos do Peiex do Brasil inteiro, e só no Paraná temos cinco núcleos, sendo eles em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa. E a nossa ideia é levar para esses núcleos mais uma ferramenta de qualificação para o incentivo à exportação”.

Ao decorrer de todo o encontro, serão apresentados conhecimentos teóricos e práticos para que os participantes compreendam os processos e possam desenvolver as competências necessárias para a formação de um departamento de comércio exterior dentro da empresa. Além disso, também está sendo proporcionado aos participantes, palestras sobre os benefícios e oportunidades para se exportar, a linguagem do Comércio Exterior, o fluxograma de exportação, como encontrar clientes, como preparar um pedido para exportação, como participar de feiras internacionais, entre outros.

De acordo com a coordenadora do Peiex da Instituição, Lizete Cecília Deimling, por meio deste projeto a Instituição cumpri seu dever com a comunidade, que é auxiliar em seu desenvolvimento. “ O projeto vem sendo desenvolvido desde 2013, mas nesse ano o convênio foi renovado. Além da Universidade que é parceira, também estão no projeto a Apex, que nos proporciona palestrantes de qualidade para falar sobre os assuntos que englobam a exportação e a Fundação Araucária que é a gestora do recurso. Nosso trabalho é preparar a empresa, preparar a estrutura para que ela se torne uma futura exportadora, de certa forma é a maneira da Instituição cumprir com seus três pilares, onde um deles é a extensão”.

Ainda segundo ela, o objetivo é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. “Então o que está acontecendo hoje é uma oficina de competitividade, onde ele tem toda a tratativa do processo e aprende um pouco sobre a parte burocrática. Então quem está promovendo o evento é a Apex, e durante o dia todo os empresários terão discussões e práticas para compreenderem melhor o processo”.

PEIEX
As ações do PEIEX desenvolvem-se em localidades onde haja concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados, que são processos externos. Atualmente o projeto conta com cinco consultores, que circulam por toda a região oeste e sudoeste, dando orientação e atendimento a mais de 200 empresas, como forma de continuidade a esse trabalho.

APEX-BRASIL

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 12.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.