Alunos recebem certificados da Guarda Mirim

IMG 5579

O Colegiado de Ciência da Computação do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Guarda Mirim certificaram, nesta quarta-feira, 40 adolescentes que participaram dos cursos de treinamento básico em Informática, oferecidos pela Instituição.

Na cerimônia o professor Carlos José Maria Olguín, coordenador do projeto “Software Livre como Ferramenta para a Inclusão Digital de Adolescentes”, parabenizou os alunos e disse que a Universidade sente-se honrada em participar desse processo social junto a Guarda Mirim. “A certificação que entregamos para nossos adolescentes significa que houve grande esforço e dedicação durante este semestre. Agora, espera-se que de alguma maneira a concretização desta etapa seja um diferencial para as oportunidades que aparecerão daqui pra frente”.

As atividades dos cursos ofertados são realizadas por meio de projetos de extensão e, desde o ano passado, há uma cooperação com dois projetos do Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA) da Unioeste. “Um deles é sobre treinamento da parte de procedimento administrativos, que complementa a formação dos adolescentes. A outra parceria que começou este ano é com o projeto de reciclagem de papel, o qual nos forneceu os envelopes recicláveis para entregar os certificados”, explicou Olguín.

Assim, o Pró-Reitor de Extensão, Rosalvo Schütz, explicou que o processo de extensão entre Universidade e sociedade envolve vários professores, estudantes e agentes universitários por meio do PDA. “Percebemos que nossas atividades e projetos podem confluir na ação social. Nosso objetivo é trabalhAR de forma multidisciplinar dentro da Instituição agregando forças e potencialidades da comunidade interna e, ao mesmo tempo, articular com a comunidade externa. Além disso, sempre buscamos favorecer  as pessoas que realmente precisam, buscando incentivaR os adolescentes a ingressarem em uma Universidade pública e de qualidade, como a Unioeste”, enfatizou Rosalvo.

Para a coordenadora pedagoga da Guarda Mirim, Daiane Lima, a parceria com a Unioeste acaba despertando o interesse em ingressar na Universidade Pública, e a integração entre as instituições acrescentam para a formação acadêmica e profissional de cada adolescente. “Para nós isso é de extrema importância, pois a Unioeste nos oferece monitores capacitados e um local adequado, o que ajuda na geração de alunos capacitados”, comentou.

A aluna Vitória Aparecida da Silva participou do projeto “Noções Básicas de Informática” e recebeu o certificado dos pais que estavam presentes. Ela conta que quando ingressou no mercado de trabalho decidiu entrar na Guarda Mirim para ter auxilio no trabalho. “Não tem como fazermos um trabalho bem feito sem conhecimento. O curso foi muito bom, me ajudou bastante e percebi que evolui muito durante este período, indico para todos os adolescentes que desejam um aperfeiçoamento”. Na oportunidade Jaqueline Marins da Silva e Juarez Marcos da Silva, pais da Vitória, comentaram que o projeto é maravilhoso e ajuda muitos jovens a ingressarem no mercado de trabalho, ainda disseram que se sentem orgulhosos pela filha. “Nós sempre ensinamos que não importa quem você é ou onde nasceu, mas você pode mudar sua situação, basta querer. E hoje nós nos surpreendemos, pois ela tem se esforçado, podemos dizer que é nosso orgulho. O futuro do jovem depende da família, não devemos caminhar por eles, mas precisamos mostrar o caminho certo”.

Sobre os projetos

Os cursos são desenvolvidos por meio de dois projetos: “Noções Básicas de Informática” coordenado pelo professor Ivonei Freitas da Silva, e “Software Livre como Ferramenta para a Inclusão Digital de Adolescentes”, pelo professor Carlos José Maria Olguín.

Desde o início da oferta dos cursos no ano de 2002, mais de mil adolescentes passaram pelos projetos da Guarda Mirim e 95% destes já saíram dos cursos inseridos no mercado de trabalho. Considerando o ponto de vista da inclusão digital, o professor Carlos Olguín comenta que os projetos proporcionam aos alunos uma perspectiva de futuro diferenciada. “Além de trazer aos alunos participantes melhor capacitação para o primeiro emprego e criar uma consciência cidadã nos estudantes, contribuímos para a formação pedagógica dos universitários, oferecendo a oportunidade da prática em sala de aula”.

Os cursos são ministrados por 10 acadêmicos das graduações de Ciência da Computação, Engenharia Agrícola e Medicina e abrangem as seguintes modalidades: Introdução à informática e linux; internet e mozilla firefox; editor de textos - libreoffice.org writer; construção de planilhas eletrônicas - libreoffice.org calc; e desenvolvimento de apresentações -libreoffice.org impress.

As aulas acontecem aos sábados no campus de Cascavel -Bloco F e o horário para o projeto “Noções Básicas de Informática” é das 8h30 às 11h30; e para o projeto “Software Livre como ferramenta para a Inclusão Digital de Adolescentes”, das 13h30 às 16h30.

Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato pelos telefones (45) 3038-1314 ou 3220-7245 ou pelo site:http://www.inf.unioeste.br/guardamirim