Assessoria de Relações Internacionais da Unioeste presente em evento lusófono

14199390 10154623076682369 6384402468413085915 n

A Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Professor Pery Francisco Assis Shikida, se fez presente no II Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural (ESADR) realizado na Escola Superior Agrária, cidade de Coimbra (Portugal), patrimônio mundial da UNESCO, entre os dias 7 a 9 de Setembro de 2016.

Esta presença foi muito especial para a Unioeste, pois o Professor Pery Francisco Assis Shikida foi não só um dos seus conferencistas como membro do Comitê de Honra do II ESADR. O Professor Weimar Freire da Rocha Júnior, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Campus de Toledo) e sua doutoranda Eliane Gracioli também participaram deste evento internacional.

Este evento internacional e multidisciplinar focou as questões da política agrícola e da comunidade lusófona, cuja temática principal tratou do tema “Políticas Públicas para a Agricultura pós 2020”, com o objetivo de pensar e repensar os caminhos da agricultura não só na União Europeia, mas no espaço mais amplo do mundo lusófono. Os organizadores deste evento foram a APDEA (Associação Portuguesa de Economia Agrária), o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), o IIA (Instituto de Investigação Aplicado) e o CERNAS (Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade). Contou, também, com o apoio da SOBER (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural), do CEFAGE-UE (Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora) e do CETRAD (Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento).

Para o assessor de Relações Internacionais da Unioeste da Unioeste, Professor Pery Francisco Assis Shikida, “a presença da nossa Universidade neste importante evento da comunidade lusófona é fundamental não só pela proximidade que a língua portuguesa nos remete, como para a discussão dos principais desafios da agricultura e zonas rurais de países que tem algumas semelhanças culturais”.