Professora da Espanha visita Unioeste

IMG 5116

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, recebeu a professora Encarnación Medina Arjona para uma série de eventos profissionais, visando o cumprimento de atividades referentes ao Convênio Marco de Cooperação entre a Universidade de Jaén (Espanha) e a Unioeste (Brasil), acordo acadêmico e científico reconhecido entre as instituições parceiras em 17 de dezembro de 2014.

Nos dias 8 e 9 de setembro a docente participou do Simpósio Internacional Interculturalidade e Escrita Feminina Latino-Americana: Imaginário e Memória, realizado na Unioeste e organizado pelos professores Antônio Donizeti da Cruz e Alexandra Santos Pinheiro. No evento, Encarnación proferiu conferência, realizou comunicação e participou como debatedora de mesa redonda. Também no dia 9, participou do lançamento do livro intitulado “Literatura e Relações de Gênero. Vozes Femininas nas Américas e Outras Fronteiras”, publicado pela Edunioeste, no qual consta capítulo de sua autoria.

Nos dias 12 e 13 de setembro, ministrou o módulo “Escritura de mujeres y paisaje: la confluencia de las artes”, na disciplina “Lírica e Sociedade”, do PPGL, Área de Concentração em Linguagem e Sociedade, nível Mestrado e de Doutorado, no COU, Reitoria. Neste período, a professora participou de reuniões e grupos de trabalhos acadêmicos com a coordenadora do PPGL da Unioeste, Lourdes Kaminski Alves e com o líder do Grupo de Pesquisa, Antônio Donizeti da Cruz.

Lourdes conta que as ações efetivas que estão sendo viabilizadas por meio do Convênio Marco de Cooperação entre a Universidade de Jaén (Espanha) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Brasil), configuram um tipo de internacionalização que prevê a mútua colaboração e o intercâmbio acadêmico e científico entre os programas de pós-graduação envolvidos. “Políticas de internacionalização, neste viés acadêmico permitem a realização de experiências complementares ao processo educacional no âmbito da graduação e da pós-graduação” finalizou.