Restaurante Universitário de Toledo é inaugurado

FOTO SITE

A antiga reivindicação estudantil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), finalmente foi atendida com a inauguração do prédio definitivo do Restaurante Popular Universitário do Campus de Toledo. Nesta terça-feira (13), a implantação do RU foi realizada em parceria com o Diretório Central dos Estudantes e a Prefeitura do município, decorrente a verba no valor de R$ 743.190,60 repassada pelo Ministério da Educação no mês passado.

O RU terá capacidade de atendimento de 204 refeições simultâneas e 600 na forma de rodizio, por turno. A população em geral também terá acesso ao restaurante, propiciando uma interação entre comunidade interna e externa, assim o valor ficou em R$ 2,50 no horário do almoço para acadêmicos e demais pessoas. Quando for servido o jantar, o valor será de R$ 2,50 para os estudantes da Unioeste e R$ 7,00 para o restante da população.

De acordo com o diretor geral do Campus, Remi Schorn, a inauguração é muito importante porque é uma das maiores carências que a Instituição tinha, e agora o RU vem para acrescentar ainda mais no desenvolvimento e na segurança alimentar dos acadêmicos. “ Entregar o RU para o conjunto dos acadêmicos é uma enorme satisfação, pois hoje estamos inaugurando o fruto de um trabalho de longa data, cujo os agentes envolvidos já estiveram nas gestões anteriores”.

Ainda, Remi esclarece que não há dúvidas que uma das coisas mais frustrantes para a Unioeste é perceber que os alunos evadem por não terem condições financeiras e econômicas, por isso, enfatiza que o restaurante é um elemento relevante, e outro é que ainda querem concretizar até 2017 é a casa dos estudantes. “Nossa Universidade tem grande valor no ensino, pesquisa e na extensão, mas a assistência estudantil era, e continuará sendo, uma demanda muito grande, por isso continuaremos lutando intensamente para que tudo ocorra de forma satisfatória”, conclui o diretor.

Já o reitor em exercício, Moacir Piffer, comenta que para a Universidade hoje é uma alegria imensa e o sentimento de todos os envolvidos é de gratidão à luta dos estudantes, da comunidade acadêmica, do Governo Federal, Estadual e principalmente do Municipal. “Agradeço a todos os colaborados que de alguma forma estiveram à frente sensibilizados em interpretar nossas demandas e necessidades.  Poder inaugurar o primeiro Restaurante Popular Universitário do Brasil é uma honra para a Unioeste”.

O acadêmico Alex Sander da Silva, coordenador geral do DCE, fez parte da mesa de honra como representante do Diretório Central dos Estudantes e comentou que está feliz e orgulhoso por mais uma conquista dos estudantes, mas enfatiza que a luta não para por aqui. “Nosso objetivo de anos, que era alcançar essa conquista, finalmente chegou e hoje estamos agradecidos por todas as cooperações, porém nossa luta não acaba aqui, o próximo passo é batalhar pelo jantar no RU e pela casa estudantil,  isso é um direito de todos”.

O Restaurante no Campus de Toledo estava em funcionamento, de modo provisório, desde abril deste ano. Agora com os recursos liberados foi possível concluir as obras e a licitação para contratação de uma empresa que será responsável pelo jantar.

Também estavam presentes na cerimônia e compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: prefeito de Toledo em exercido, Ademar José, o diretor geral do Campus de Toledo, gestão 2012/15, professor José Dilson Silva, vice-reitor da Unioeste, gestão 2012/15, professor Carlos Alberto Piacenti, secretário da Administração Municipal, Nélvio José Hubner, diretor da Cozinha Social, Luiz Carlos Bazei, representando a senadora da república Gleisi Hoffmann, o ex-deputado Estadual, Elton Carlos Welter, representando o deputado Zéca Dirceu, o assessor parlamentar, Roberto de Souza, e representando o deputado Estadual, José Carlos, o deputado Duílio Genari.

IMAGEM SECUNDARIA

IMG 5096