Central de Notícias

Secretariado Executivo: um curso cinco estrelas

Notícias sem fotos

O curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, recebeu cinco estrelas da revista Guia do Estudante, e junta-se à Engenharia Agrícola, Campus de Cascavel, como os únicos dois cursos a obter o estrelato máximo este ano.

Desde 1987, a graduação de Secretariado, busca atender as demandas existentes por profissionais capacitados a atuar nos diversos segmentos do mercado e oferece 40 vagas anuais, no período noturno, para acadêmicos de Toledo e de toda a região oeste do Paraná. O curso integra o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade.

Em 2016, completou 29 anos e nos últimos oito recebeu nota 5 do Guia do Estudante. A coordenadora do curso, Ivanete Daga Cielo, atribui a soma de esforços do corpo docente e do empenho e motivação dos acadêmicos em busca de um curso cinco estrelas. “Tudo isso, somado a fatores como a atualização contínua dos dados do curso na Instituição, corpo docente qualificado e disseminação de pesquisas científicas na área culminaram nessas conquistas” afirmou.

As melhorias para que o curso obtivesse tal êxito foram muitas, como a contratação do corpo docente com formação específica na área de Secretariado Executivo; dos dez docentes efetivos que atuam são: dois mestres, quatro doutores, um pós-doutor e três profissionais que estão concluindo seus doutorados.

A coordenadora disse ainda que a nota deve-se também a implantação da pós-graduação, a participação discente no Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo, manutenção de periódico da área, no caso a Revista Expectativa, participação de acadêmicos e docentes em eventos de natureza técnico-científica da área, estímulo aos alunos na publicação científica e o centro acadêmico atuante e envolvido com as questões do curso. Bem como, a realização de viagens ao exterior para proporcionar um contato com línguas estrangeiras e culturas distintas, fundamentação de um programa de Gestão de Egressos, que permite ao curso um contato direto com os profissionais formados e conhecimento acerca de suas atuações profissionais; fator fundamental no momento da constituição de um projeto político pedagógico engajado no perfil do formado. “Essas notas nos últimos oito anos se deve também a elaboração de projetos de extensão com a efetiva participação de acadêmicos e aulas mais dinâmicas que contemplam visitas técnicas ao longo dos quatro anos de graduação, visando atrelar a teoria à vivência prática nas organizações” explicou.

Para ela a representatividade de docentes nas diversas esferas, a exemplo de: diretoria da  Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado, Comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Educação e Cultura (MEC) e  Conselho Estadual e Comissão de especialistas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes também é um fator a se considerar nessa classificação.

A professora Keyla Raquel Wenningkamp, que ministra as disciplinas de Técnicas de Secretariado Executivo II, Planejamento e Gestão Estratégica e Estágio Supervisionado em Secretariado Executivo I, conta que o curso prepara o acadêmico para a realidade da sociedade a partir dos três pilares bases da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. “Por meio do ensino, o curso prepara o acadêmico para a realidade das nossas organizações, as quais exigem profissionais proativos, dinâmicos, criativos e empreendedores” comentou.

Segunda a professora, o curso auxilia para o desenvolvimento da visão crítica e da atitude ética por meio da pesquisa científica, a qual também propicia a intervenção na sociedade, seja em situações problemas ou em oportunidades. “A extensão universitária fomentada no curso, complementando a pesquisa, favorece para o olhar da vida real da sociedade, inserindo um acadêmico mais cidadão e crítica nas nossas comunidades” expõe e finaliza dizendo que “como egressa e professora do curso, acredito que o resultado de 8 anos seguidos de 5 estrelas somente está sendo possível pela luta diária de docentes e acadêmicos em prol de um objetivo comum e muito claro: fortalecer nossa profissão e nossa área de pesquisa. Somos uma equipe unida e comprometida com nossos objetivos. Isso faz toda a diferença” exaltou.

A docente Fernanda Cristina Sanches, que aplica as matérias de Técnicas de Secretariado Executivo I, Estágio Supervisionado II e Informática Instrumental cita os ganhos do curso de Secretariado Executivo, dizendo que se tornou referência nacional na área.  Possui professores pesquisadores qualificados e que se empenham profundamente na publicação de estudos que fomentem a pesquisa. “Também busca proporcionar aos alunos um maior envolvimento com a comunidade por meio de projetos de extensão, nos quais podem colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala” comentou.

Sanches diz também que o curso busca, por meio de um projeto político pedagógico, engajar diferentes áreas das organizações para preparar o profissional para o mercado, além de procurar sempre o bem estar e satisfação dos acadêmicos. “Ainda, destaca-se diversas outras ações como o envolvimento com a fundação da primeira associação de pesquisa em secretariado do Brasil” finalizou.

A coordenadora Ivanete falou que para o curso se manter no nível cinco estrelas é primordial não descuidar da qualidade do ensino, pesquisa e extensão. “No entanto, acredito que a criação de um curso de pós-graduação para área seja de fundamental importância assim como ações contínuas no sentido de manter e melhorar a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica nacional” finalizou.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.