Central de Notícias

Rondon inaugura Centro de Pesquisa voltado à avicultura

IMG 4796

 

Em busca de qualificar a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com produção de novas tecnologias, pesquisas de ponta e formação de bons profissionais na Graduação e Pós-Graduação, o Campus de Marechal Cândido Rondon inaugurou um Centro de Pesquisa em Avicultura, nesta quinta-feira (07), em parceria com a empresa multinacional Evonik Industries. 

A nova infraestrutura disponibilizará um espaço voltado para pesquisa em avicultura e projetos experimentais, realizados pelo Grupo de Estudos em Metabolismo e Desempenho de Aves (GEMADA), Campus de Rondon. O grupo foi fundado em 2010 pelo professor/doutor, Ricardo Vianna Nunes, e atualmente conta com a parceria da professora Cinthia Eyng, além de cinco discentes de Doutorado, quatro discentes de Mestrado e 13 discentes de Graduação em Zootecnia.

O Centro de Pesquisa é complementado por laboratório de processamento de carne, laboratório de análises, sala de freezer, sala de metabolismo, escritório, copa, banheiro, sala de ração e depósito. Desta forma, conta com uma área de 715m², sendo um aviário de 455m², com 114 box individuais, incluindo sistema de refrigeração adiabático evaporativo.

Ricardo Vianna explica que o projeto começou em um galpão de 20x08 com 48 box e climatização feita por ventiladores, mas agora o novo centro proporciona um ambiente térmico e confortável para as aves desempenharem o máximo potencial produtivo. “A ideia é trabalhar com a parte de nutrição genética, ambiência, manejo e sanidade, pois são essas ações que fazem com que a avicultura esteja conde está hoje. Assim, nossa meta é investir na nutrição animal voltada para as empresas da região e possíveis parceiros”.

O diretor geral do Campus de Rondon, Davi Félix Schreiner, destacou que a infraestrutura trata-se de um empreendimento de suma importância para a Universidade, na medida que proporciona um espaço para ensino, pesquisa e extensão na formação dos profissionais de graduação, mestrado e doutorado. “O Centro de Pesquisa é um espaço onde nós vamos produzir conhecimento, tecnologia, inovação e, por meio de parcerias, transferindo este conhecimento para os setores produtivos”, enfatizou.

Ainda, o diretor geral da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Decio Sperandio, parabenizou a empresa Evonik Industries pela visão de buscar a cooperação com a Universidade. “As nossas instituições universitárias estão em pé graças aos idealistas que temos na sociedade. A cooperação técnica cientifica e a inovação, só ocorre com sucesso se tivermos presentes nos processos de setor produtivo, na cooperação e dando respostas as demandas de cooperação técnico cientifica e inovação. Esse cominho é uma via de mão dupla, as empresas acreditando e as universidades dando respostas as demandas solicitadas, só assim avançaremos e conseguiremos formar futuros pesquisadores de sucesso”.

Para o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Luiz Frohelich, a parceria pública privada entre Unioeste e Ivonik é uma ótima inciativa que traz tecnologia alemã para dentro da nossa Instituição. “Dessa forma, no meu ponto de vista é fundamental que essas parcerias aconteçam, pois é trabalhando com pesquisas que a Unioeste poderá oferecer resultados positivos para nossas cooperativas integradoras e outros segmentos da produção de grãos, proteínas de carne e leite”, destacou.

Já o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, acredita que com esses avanços a Universidade está bem estruturada com um quadro de professores, funcionários e alunos altamente qualificados. “A inauguração do Centro mostra que a equipe da Unioeste tem uma vontade muito grande em desenvolver ações para a região e interesse para que as pesquisas sejam aplicadas na sociedade. Quanto mais a Instituição interage com outros países e setores da sociedade, mais passa a ser reconhecida”.

Segundo o vice-presidente da Evonik Nutrition and Care - América Latina, Martin Toscano, “por meio do “University Program“ entregamos à Unioeste uma ferramenta com alto poder de desenvolvimento científico, colaborando com a estrutura da Universidade que, por sua vez, poderá contribuir de maneira ainda mais eficaz com a indústria avícola“.

O investimento no valor de R$ 224.036,80 no Centro de Pesquisa em Avicultura, faz parte do “University Program“, programa de incentivo à pesquisa universitária instituído pela Evonik.  Por meio deste programa, a empresa desempenha diversas atividades no meio acadêmico, promovendo a interação entre indústrias, universidades e empresas produtoras de carne. Além disso, o "University Program" oferece suporte técnico em projetos de mestrado e doutorado, bem como participações em bancas de avaliações.

Também, contribui com seminários em universidades, levando a estudantes e professores experiências do mercado, buscando o alinhamento das demandas práticas e científicas. Como parte do programa, a Evonik ainda patrocina diversas obras científicas e faz doações para bibliotecas universitárias.

A cerimônia ocorreu na Fazenda Experimental Professor Antonio Carlos dos Santos Pessoa – Linha Guará e ainda contou com as seguintes autoridades: o diretor geral da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Decio Sperandio, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, professor Nardel Luiz Soares, o diretor do Núcleo de Estações Experimentais, professor Eurides Kuster Macedo Júnior, o diretor-presidente da Fundação Universitária do Campus de Marechal Cândido Rondon (Fundecamp), professor José Ângelo Nicácio, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, Silvio Cesar Sampaio, o pró-reitor de Planejamento, Gerson Henrique da Silva, o Secretário Municipal de Agricultura Política Ambiental, Vilmar Mantovani e o diretor- vice-presidente da Cooperativa Agroindustrial Copagril, Eloi Podkova, representando as empresas e cooperativas parceiras da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon.

 

IMG 4865

 

 Sem título

 

 

 

 

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.