Unioeste sedia Simpósio sobre escrita feminina

IMG 4586

Teve início hoje (08) e segue até amanhã (09) o 3º Simpósio Internacional “Interculturalidade e Escrita Feminina Latino-Americana: Imaginário e Memória”, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel.

O Simpósio de grande abrangência internacional está representando, nesta edição, uma das ações das atividades dos grupos de pesquisa: Poética do Imaginário e Memória. A intensão do grupo é desenvolver atividades de pesquisa com vistas aos projetos de pesquisa em âmbito nacional e internacional, participação efetiva em congressos, simpósios em eventos no país e exterior, bem como vincular as pesquisas e estudos em rede, ou seja, no diálogo com professores da rede de ensino fundamental e médio e de universidades.

Segundo o professor de Letras do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) e organizador do evento, Antônio Donizzeti da Cruz, a Instituição se sente privilegiada em receber o encontro internacional. “É uma grande oportunidade, onde somente pessoas interessadas no assunto vem até a Universidade para juntos debatermos. Esse simpósio é um grande encontro de compartilhamento de ideias”.

A principal ideia do evento é fortalecer atividades de pesquisa, instigando projetos que integram docentes pesquisadores da Graduação, da Pós-Graduação, respectivos orientandos e membros da comunidade acadêmica e externa do Brasil e exterior.

Além disso, pretende-se compartilhar perspectivas teóricas de pesquisas acerca da Interculturalidade, e escrita feminina latinoamericadna, Literatura, Imaginário e Memória, de expressão portuguesa, espanhola e guarani, bem como suas respectivas literaturas e confluências de obras literárias e textualidades.  Outro ponto forte do simpósio é propiciar aos profissionais, estudantes, professores, pesquisadores, da área de letras, linguística, Artes, Educação e aéreas afins, espaços de reflexão com vista à socializar resultados de pesquisas e projetos em andamento.

A parceria do evento é realizada entre os Programas de Pós-Graduação em Letras das Instituições: Unioeste, Universidade Federal de Grande Dourados,Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade de Jaén/Espanha. O simpósio teve sua primeira versão em 2014 na Universidade de Jaén, Jaén/Espanha, e em 2015 ocorreu na Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS.