Marechal Rondon inaugura Centro de Pesquisa em Avicultura

centro

O Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), inaugura nesta quinta-feira (08), às 16 horas, um Centro de Pesquisa em Avicultura, na Fazenda Experimental Professor Antonio Carlos dos Santos Pessoa – Linha Guará. Na ocasião, estarão presentes os dirigentes das empresas privadas e cooperativas de toda região Oeste do Paraná.

O Centro conta com uma área de setecentos e quinze metros quadrados, sendo um aviário de 455m², com 114 box individuais, incluindo sistema de refrigeração adiabático evaporativo e salas anexas. Assim, será uma sala de ração, uma de freezer, um laboratório de processamento de carne, laboratório para análises e sala de metabolismo. Os recursos para essa obra são provenientes da Evonik Industries, totalizando o valor de R$ 224.036,80.

Ainda, o espaço para Pesquisa em Avicultura será disponibilizado para realização de projetos do Grupo de Estudo em Metabolismo e Desempenho de Aves (GEMADA), o qual foi fundado em 2010 pelo professor/doutor, Ricardo Vianna Nunes, e atualmente conta com a professora Cinthia Eyng, e com cinco discentes de Doutorado, quatro discentes de Mestrado e 13 discentes de Graduação em Zootecnia.

Para o diretor geral do Campus, Dr. Davi Felix Schreiner, “a nova infraestrutura qualifica ainda mais a Universidade, proporcionando pesquisa de ponta, para a produção de novas tecnologias e a formação de profissionais na Graduação e na Pós-Graduação”.