Simpósio sobre escrita feminina tem início nesta quinta-feira

Cascavel

Visando partilhar a autoria de mulheres que romperam o silêncio por meio da escrita e da narrativa oral, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza nesta quinta-feira (08) o 3º Simpósio Internacional “Interculturalidade e Escrita Feminina Latino-Americana: Imaginário e Memória”, no Campus de Cascavel . O evento tem início às 08 horas e segue até sexta-feira (09).

A principal ideia do evento é fortalecer atividades de pesquisa, instigando projetos que integram docentes pesquisadores da Graduação, da Pós-Graduação, respectivos orientandos e membros da comunidade acadêmica e externa do Brasil e exterior. Assim, os interessados podem participar realizando o cadastro, de forma gratuita, no Sistema de Eventos da Unioeste.

Além disso, pretende-se compartilhar perspectivas teóricas de pesquisas acerca da Interculturalidade, e escrita feminina latinoamericadna, Literatura, Imaginário e Memória, de expressão portuguesa, espanhola e guarani, bem como suas respectivas literaturas e confluências de obras literárias e textualidades.  Outro ponto forte do simpósio é propiciar aos profissionais, estudantes, professores, pesquisadores, da área de letras, linguística, Artes, Educação e aéreas afins, espaços de reflexão com vista à  socializar resultados de pesquisas e projetos em andamento.

O Simpósio de grande abrangência internacional representará, nesta edição, uma das ações das atividades dos grupos de pesquisa: Poética do Imaginário e Memória. A intensão do grupo é desenvolver atividades de pesquisa com vistas aos projetos de pesquisa em âmbito nacional e internacional, participação efetiva em congressos, simpósios em eventos no país e exterior, bem como vincular as pesquisas e estudos em rede, ou seja, no diálogo com professores da rede de ensino fundamental e médio e de universidades, orientação de estágios de formação, iniciações científicas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, uma vez que pretende-se oferecer um espaço de reflexão do conteúdo temático sobre imaginário, literatura e memória, tanto aos alunos da pós-graduação, da graduação e interessados no tema a ser pesquisado. A divulgação dos resultados parciais e finais do grupo serão efetivadas mediante a participação dos componentes em congressos, simpósios, na forma de comunicações e/ou palestras, reflexões derivadas das investigações.

A parceria do evento é realizada entre os Programas de Pós-Graduação em Letras das Instituições: Unioeste, Universidade Federal de Grande Dourados,Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade de Jaén/Espanha. O simpósio teve sua primeira versão em 2014 na Universidade de Jaén, Jaén/Espanha, e em 2015 ocorreu na Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS. Consequentemente,

Para conferir a programação completa do evento, clique aqui. Outras informações acesse a página do Simpósiohttp://midas.unioeste.br/sgev/eventos/interculturalidade-e-escrita-feminina, ou entre em contato pelo e-mailEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..