Central de Notícias

Unioeste investe em pesquisa básica e aplicada

LOGOCERTA

A Comissão Institucional de Apoio a Pesquisa Básica e Aplicada, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), lançou edital na última semana com o objetivo de selecionar propostas para a concessão de auxílio à pesquisa básica e aplicada provenientes da Fundação Araucária, nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Multidisciplinar.


O edital, elaborado pela Comissão, foi feito a partir de diversos princípios e exigências como explica o professor da Unioeste, do campus de Francisco Beltrão, Luciano Candiotto. “Foi criada uma Comissão, composta por um representante de um Programa de Pós-Graduação (coordenador) e um representante de Centro (Diretor de Centro) de cada campi da Unioeste, além de membros da equipe da Pró-Reiotira de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Após algumas reuniões desta Comissão, foram definidos os valores máximos das propostas e os critérios para a elaboração do edital e seleção das propostas, com o intuito de contemplar as nove áreas do conhecimento (as mesmas áreas do PIBIC) ”.

Ele ainda afirma que a parceria com a Fundação foi fundamental para aumentar a autonomia da Instituição nesta área acadêmica. “A Fundação Araucária é fundamental no fomento à pesquisa e outras atividades científicas e acadêmicas de IES paranaenses, sobretudo em virtude dos recentes cortes de orçamento por parte da CAPES e do CNPq. A forma como os recursos foram distribuídos neste edital permite que cada IES defina os critérios para julgamento e seleção das propostas. Assim, amplia-se a autonomia da Unioeste (e das outras IES) na destinação dos recursos da FA”.

Todas as propostas têm duração de até 24 meses. Os projetos passarão por análise documental; análise de mérito e, em seguida, serão pontuadas a partir da produção científica do proponente. A pontuação será automática, considerando os pesos definidos pela Comissão para cada área e o sistema de pontuação similar ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

O repasse e uso dos recursos financeiros seguem normas e prazos da Fundação Araucária, da Pró Reitoria de Finanças (PRAF), setor de convênios e Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e da Comissão Institucional de Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada (CIAPEQ). O edital pode ser cancelado e/ou alterado unilateralmente pela CIAPEQ em função da disponibilidade de recursos financeiros da Fundação Araucária.
Outras informações podem ser obtidas no edital disponível aqui, ou na PRPPG pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..



Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.