Simpósio debate sobre necessidades da escrita acadêmica

LOGOCERTA

Entre os dias 25 e 27 de setembro, o campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sediará o 2º Simpósio sobre Formação Docente e Produção do Conhecimento, uma iniciativa do Colegiado do Curso de Letras.

O evento que conta com o financiamento da Fundação Araucária possibilitou a vinda, como palestrante, de uma renomada pesquisadora na área de ensino de escrita acadêmica, professora Lucía Natale, da Universidad Nacional de General Sarmiento e da Universidad Nacional de Luján (Buenos Aires, Argentina). Lucía atua, há mais de dez anos, no “Programa de desarrollo de habilidades de lectura y escritura académica a lo largo de la carrera” (PRODEAC), um projeto de ensino interdisciplinar de ensino de escrita acadêmica realizado e implementado na Universidad Nacional de General Sarmiento.

Para a coordenadora do Simpósio, a professora/doutora Márcia Sipavicius Seide, docente do Colegiado do Curso de Letras de Marechal Cândido Rondon e do Programa de Pós-Graduação em Letras de Cascavel, o evento “é uma oportunidade ímpar para a discussão sobre as necessidades de escrita acadêmica dos alunos da Unioeste e o que pode ser feito para satisfazer esta necessidade”. Já para o professor/doutor, Pery Francisco Assis Shikida, assessor de Relações Internacionais da Unioeste, sua realização fortalece o processo de internacionalização promovido pela Instituição.

Enquanto a 1ª edição do evento ocorreu em abril de 2016 e contou com palestras realizadas nos campi de Marechal Cândido Rondon e de Cascavel, reunindo alunos e professores dos cursos de Licenciaturas sobre as Novas Diretrizes sobre Formação Docentes publicadas em agosto de 2015, a 2ª edição, volta-se também aos programas de pós-graduação e tem por objetivo fomentar debates sobre as necessidades de escrita acadêmica dos alunos de graduação das licenciaturas e dos alunos de pós-graduação.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas mediante assinatura da lista de presença no local. Confiram a programação completa do evento:

Terça-Feira (25)

-13h30 às 15h30: Oficina aos professores do Colegiado de Letras: Técnicas de ensino de escrita acadêmica, ministrada pela professora Lucia Natale da Universidad Nacional de General Sarmiento y de la Universidad Nacional de Luján,Argentina.

Local de realização: LABEL (sala 91), Campus de Marechal Cândido Rondon

-19h15 às 21h15: Mesa Redonda 1: Desafios do ensino de escrita acadêmica na graduação.

Palestrantes: professoras/mestres Elisangela Redel, Jéssica Paula Vescovi, Lucía Natale, professoras/doutoras Márcia Sipavicius Seide, Mirian Schröder, Rita Maria Decarli Bottega, todas docentes do Colegiado de Letras da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon.

Local de realização: Tribunal do Júri, Campus de Marechal Cândido Rondon.

Quarta-Feira (26)

- 8 às 11 horas: Mesa Redonda 2: Escrita acadêmica e produção de conhecimento na pós-graduação.

Palestrantes: professora/doutora Nelza Mara Pallu, professora Lucía Natale e coordenadores dos programas de pós-graduação do campus: professor/doutor José Barbosa Duarte Júnior, Coordenador PPGA - Programa de Pós-Graduação em Agronomia, professor/doutor Armin Feiden, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, professor/doutor Ericson Hideki Hayakawa, coordenador do Mestrado em Geografia, Méri Frotscher Kramer, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História e Marcela Abbado Neres, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

Local de realização: Tribunal do Júri, Campus de Marechal Cândido Rondon

Quinta-Feira (27)

- 9 às 10 horas: Reunião de trabalho com docentes do curso de Letras e coordenadores e docentes dos cursos de Programas de Pós-Graduação do Campus de Marechal Cândido Rondon.

Local de realização: LABEL (sala 91), Campus de Marechal Cândido Rondon.