Unioeste sedia Congresso Medicina em Cascavel

FOTO ABRE

Está ocorrendo no anfiteatro da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, o IV Congresso Médico do Oeste do Paraná (COMOP) com o tema “Uma abordagem às urgências e emergências médicas”. O evento iniciou ontem, 02,  com minicursos das Ligas Acadêmicas do Curso de Medicina da Unioeste e uma palestra de abertura com o médico Luiz Guilherme de Oliveira Ximenes.

O COMOP é voltado aos acadêmicos de Medicina, mas o evento é aberto a todas as áreas da saúde, devido a sua temática. Na ocasião estão sendo discutidos assuntos como: Pronto Socorro, Epidemiologia do Trauma na cidade de Cascavel, Urgências e Emergências Ortopédicos e Otimização da Perfusão Cerebral no TC Grave: do Pré-Hospitalar à Sala de Emergência.  Ainda é apresentado outros temas com os professores Erwin Soliva Junior, Jarbas Joel Hendges, José Henrique, Meide Daniele Urnau e Arciley de Almeida. na área da Pediatria com os professores Marcos Cristovam, Carmem Fiori, Fabiano Sandrini e Milene Rover. Também na programação aconteceu uma conferência sobre e Ginecologia e Obstetrícia com Ionara Barcelos, Rafael Moroni e Rodrigo Rocha.

Ionara Barcelos conta que o COMOP é importante para os acadêmicos, pois tem condições de se atualizar sobre diversas áreas. “Eles têm contato maior com discussões clínicas que é extremamente engrandecedor para a formação” contou. Tal declaração condiz com a do aluno Luiz Felipe Ferreira Ribeiro, que este evento é importante, porque tem a oportunidade de conhecer outros profissionais que estão atuando. “Amplia nossa visão acerca de profissionais que estão a um passo na nossa frente, integra nosso conhecimento acadêmico, permiti a publicação de trabalhos científicos e nos dá uma noção do que é ser uma Médico formado” finalizou.

A acadêmica do Paraguai, Amanda Chagas Lima, contou que achou o evento bem organizado e os palestrantes pontuais. “Congressos como este aumenta o conhecimento. O desenvolvimento dos temas é muito interessante” afirmou.

A coordenadora científica do COMOP, Carmem Maria Costa Mendonça Fiori, falou que a cada ano percebe uma adesão maior de participantes dos alunos e multiprofissionais da área. “É importante para o aluno, independente do ano de sua graduação, participar dos temas, que são abrangentes, pois os ajudará no manejo com seus futuros pacientes, pois o objetivo maior deste evento é capacitar os discentes a atender melhor os enfermos” finalizou.

O evento chega ao seu último dia amanhã, 03, com o tema “Clínica Cirúrgica - Emergências Cirúrgicas: o que o plantonista geral deve saber e fazer” e suas vertentes como as emergências vasculares, urológicas, coloproctológicas, tórax e geral. O evento contará com uma palestra ministrada pelo Dr. Ederlon Alves de Carvalho Rezende e no final será entregue prêmios aos trabalhos e entrega de certificados.

A primeira edição ocorreu em 2013 e discutiu o assunto “Medicina e Esporte”, permitindo a apresentação de trabalhos e a troca de conhecimentos por meio da discussão de temas pertinentes à saúde. Com o sucesso o II COMOP foi realizado no ano posterior, abordando o tema “As epidemias do século XXI” e a III edição apresentou o conteúdo “Um novo olhar sobre as doenças, suas atualidades e perspectivas”.

FOTO PALESTRANTE