Projeto de Libras promove conversação por meio de sinais

IMG 4516

Há três anos, vem sendo desenvolvido na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) o projeto ‘Libras básica no Serviço Público – Superando os limites da comunicação’.

O projeto surgiu, com o objetivo de atender aos servidores que possuem contato com a pessoa surda, seguindo em acordo e cumprimento, a Lei nº8.213/1991, art. 93, sobre a obrigatoriedade de admissão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho. Por meio do curso básico, os servidores têm a oportunidade de aprender a Língua Brasileira de Sinais – Libras, que é usado pela comunidade surda brasileira, facilitando a conversação com os demais membros da comunidade acadêmica, professor, aluno e servidor.

Na manhã de hoje (05), o curso contou com a presença do docente, Heloir Aparecido Montanher, primeiro professor surdo efetivo contratado pela Unioeste, e que leciona Libras aos acadêmicos da Instituição. A intenção do encontro, foi criar um diálogo, como processo de aprendizagem diferenciado.

De acordo com a coordenadora do projeto e Técnica em Assuntos universitário, Laura Cristina Chaves Romero, a presença do professor vem para somar forças no ensino desta linguagem tão importante para a comunicação, sendo mais um dos objetivos do projeto que visa aprimoramento na conversação em sinais, para a prática dessa língua tão importante, que atende as necessidades de todos, principalmente dos surdos, por se criar um diálogo. A atividade teve o apoio do professor Carlos Oya que é o instrutor do curso ministrado aos servidores. A equipe do projeto conta com os colaboradores: Geyze Colli Alcântara, Mari Ângela Sbaraini, Nelci Janete dos Santos e Alexandre Reis.

Conforme com o docente Heloir, o projeto é um grande passo para se quebrar barreiras entre as pessoas com deficiência auditiva e os demais companheiros da comunidade acadêmica. “A Libras tem uma grande importância para quebrar os bloqueios existentes na comunicação entre ouvintes e surdos”, pois o processo de interação é muito maior.

As aulas de Libras para os servidores acontecem todas as quartas-feiras, para o nível básico, e sextas-feiras para o nível avançado de conversação.

IMG 4525