Campus de Foz realiza Primavera Universitária

unnamed

A primavera é a estação mais simbólica do ano, para a qual são feitos poemas, músicas, essências e esperanças. A Primavera Universitária da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, quer ser um pouco disso: uma semana inteira para florescer e pintar uma universidade com as cores da arte, cultura, leitura, poesia, música, teatro, esporte, recreação, política, cinema e muito aprendizado. E o melhor: aberta à comunidade da região.

O encontro ocorre entre os dias 12 e 17 de setembro. A cerimônia de abertura será na segunda-feira (12), no auditório Alcibiades Luiz Orlando, Campus de Universidade, a partir das 8 horas, com apresentações artísticas e a palestra "Leitura e Universidade: Uma Visão do Futuro", com o linguista Luiz Carlos Cagliari. Além de exposição do Concurso de Fotografia, com as imagens selecionadas.

No mesmo dia, começa a Feira do Livro Universitário. A feira, feita em parceria com a 12ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, vai apresentar produções de cerca de 30 editoras universitárias do país. O primeiro dia da Primavera terá ainda a abertura do Encontro Internacional dos Editores de Periódicos Interdisciplinares, que será realizada no miniauditório (prédio administrativo do campus).

Palestras e debates

A Primavera Universitária será uma oportunidade de debater e compreender assuntos recorrentes no cotidiano atual.Na terça-feira (13) o cientista político, Emir Sader, ministrará a palestra “A Universidade que queremos”, a partir das 9 horas, no auditório Alcibiades Luiz Orlando. Na quarta-feira (14), às 19 horas, será realizado no mesmo auditório um debate com os candidatos à prefeitura de Foz do Iguaçu.

Já na quinta-feira (15) o jurista Flávio Antônio da Cruz fará a palestra "Delação premiada,compliance e whistleblowingem tempos de pragmatismo processual. Análise crítica”, às 19 horas. A programação terá também o Setembro Surdo - em alusão ao Dia do Surdo, comemorado no dia 26 de setembro. Haverá ainda mesa-redonda sobre agroecologia, oficinas e cine debate, com a apresentação do filme “Hotel Ruanda” (2004), dirigido por Terry George.

Eventos dos cursos

Durante a semana, diversos eventos dos cursos da Unioeste serão realizados paralelamente. Na sexta-feira (16) e no sábado (17) ocorre a Feira das Profissões, onde alunos do terceiro ano do ensino médio podem conhecer os cursos oferecidos pela Instituição e possibilidades de formação profissional.

Ainda, nos mesmos dias, a cultura e entretenimento dão o tom da Primavera Universitária. Estão programadas a Mostra de Música, com artistas locais, e a Rua do Recreio. A atividade tem como objetivo aproximar a universidade da comunidade por de um conjunto de ações lúdicas, recreativas e de entretenimento, voltadas para as crianças com faixa etária de 2 a 11 anos.

Segundo o diretor do campus, Fernando José Martins, a atividade visa favorecer a integração sociocultural mediante uma orientação de cunho educativo e tornar universidade e comunidade mais próximas. “Queremos abrir as portas da Unioeste para a comunidade de Foz do Iguaçu e de toda a região no entorno da cidade. Nossa proposta é acabar com o distanciamento e fortalecer uma universidade voltada à comunidade, que é sua verdadeira dona. Essa é a primeira forma da universidade cumprir a sua função social”, explica.

A programação completa está no site do evento, no endereço http://midas.unioeste.br/sgev/eventos/primaverauniversitaria. Ainda, no mesmo endereço é possível fazer a inscrição para participar das ações.

A Primavera Acadêmica é uma realização do Campus de Foz do Iguaçu, Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste (PROEX) e Editora EDUNIOESTE. O evento tem apoio da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Fundação Araucária, Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, UNILA e Rotary M’Boicy de Foz do Iguaçu.